Política

Lindbergh diz que pedirá suspensão da votação da revisão da meta fiscal

Redação Folha Vitória

Brasília - Um dos principais porta-vozes do PT, o senador Lindbergh Farias (RJ) afirmou, nesta segunda-feira, 23, que a oposição ao governo Michel Temer vai pedir ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a suspensão da votação da alteração da meta fiscal. A votação está marcada para esta terça-feira, 24.

Para Lindbergh, não há condições de votar a alteração da meta proposta por Temer, porque ela foi feita pelo ministro do Planejamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Em conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado divulgada nesta segunda-feira, o peemedebista propõe um "pacto" pelo fim da Operação Lava Jato.

"Esse áudio é um reconhecimento que a troca de governo era importante para parar a 'sangria' da Lava Jato", afirmou Farias. Na conversa, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, o ministro do Planejamento de Temer defende justamente que "tem que mudar o governo para estancar essa 'sangria'" da Lava Jato.

Lindbergh também acusa o governo Temer de aumentar a previsão do déficit fiscal de 2016 para "pagar muita dívida contraída na votação do impeachment". Na última sexta-feira, 20, a equipe de Temer informou que vai pedir ao Congresso autorização para um déficit fiscal de R$ 170,5 bilhões neste ano, maior do que os R$ 96,6 bilhões previstos por Dilma.

"Vamos conversar com Renan para parar essa votação", afirmou o senador petista. De acordo com ele, os partidos de oposição a Temer, sobretudo, PT e PCdoB, vão obstruir a votação, caso o presidente do Senado insista em levar a matéria ao plenário, na sessão do Congresso Nacional.

Impeachment

Lindbergh anunciou ainda que a oposição a Temer também vai pedir a paralisação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. Nesta terça-feira, está previsto o retorno dos trabalhos da comissão especial na Casa que vai elaborar parecer sobre o mérito do pedido de impedimento da petista.

Pontos moeda