Política

Presidente do PPS apresenta projeto que declara a presidência da Câmara vaga

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), apresentou nesta quarta-feira, 11, um projeto de resolução para declarar a vacância do cargo de presidente da Câmara. Se aprovada, a proposta abre caminho para uma nova eleição.

A proposição foi encaminhada em um momento em que os partidos pressionam o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), a renunciar ao cargo.

Maranhão é o vice-presidente da Câmara e ocupa a função há uma semana, desde que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi afastado do mandato e do cargo. Hoje o presidente em exercício conversou com líderes partidários e disse que não renunciará. Ele tratou de assuntos administrativos e deixou a Casa sem falar com jornalistas.

Freire argumenta que a decisão do Supremo Tribunal Federal que afastou Cunha do cargo trouxe como consequência "a problemática da acefalia de seus trabalhos". Para o presidente do PPS, a Câmara não pode ficar inerte diante da "inviabilidade decorrente de não se ter um presidente, mas um interino por tempo indeterminado".

O deputado defende que o plenário defina o impasse, já que o afastamento de Cunha é por tempo indefinido.

Pontos moeda