Política

Arcabouço fiscal: veja os votos dos deputados federais do ES

Dos 10 parlamentares capixabas, sete votaram a favor da medida. O texto-base foi aprovado por 372 votos a 108

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do novo regime fiscal para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos. A proposta foi aprovada por 372 votos a 108, na forma do parecer do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA).

Dos 10 deputados da bancada capixaba, sete votaram a favor da medida, entre eles Amaro Neto e Da Vitória. Foram contabilizados três votos contrários à proposta: Evair de Melo (PP-ES), Gilvan da Federal (PL) e Messias Donato (Republicanos). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os deputados ainda precisam analisar destaques que podem alterar pontos do texto. A votação será retomada nesta quarta-feira (24), a partir das 13h55.

Veja o voto de cada deputado do Estado: 

Amaro Neto (Republicanos) - Sim

Da Vitoria (PP-ES) - Sim

Victor Linhalis (Podemos) -Sim

Evair de Melo (PP-ES) -Não

Gilson Daniel (Podemos) -Sim

Gilvan da Federal (PL-ES) -Não

Helder Salomão (PT-ES) -Sim

Jack Rocha (PT-ES) -Sim

Messias Donato (Republicanos) -Não

Paulo Foletto (PSB-ES) -Sim 

Assim como o projeto da nova regra fiscal, a reforma não é vista pelos parlamentares como uma proposta do PT, mas do País. Logo após a aprovação do arcabouço, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), citou justamente esse ponto para justificar o placar elevado.

"Aperta quando é necessário e olha para os investimentos", ressaltou o presidente da Câmara, que já passou a bola para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG. "O Senado fará o seu papel", afirmou

Ao longo da terça-feira, Lira negociou diretamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O próprio ministro já tinha antecipado que poderia garantir um placar superior a 300 votos.

>> Aliada de Moro retoma domínio sobre processos remanescentes da Lava Jato

Na bancada do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, só 30 dos 99 deputados votaram favoravelmente ao novo arcabouço fiscal. Já as siglas aliadas do governo, MDB, PSD e União Brasil, o índice de aprovação foi mais alto em 76%, 95% e 85%, respectivamente.

O PT votou em peso pelo relatório de Cláudio Cajado, com 66 votos favoráveis e 2 abstenções. Ainda assim, 23 deputados da bancada apresentaram um protesto durante a votação, demonstrando contrariedade com a regra fiscal.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias e do Estadão 

LEIA TAMBÉM: PSOL vai acionar ST após fala de Magno Malta sobre Vinícius Júnior



Pontos moeda