Política

Ato reúne 5 mil pessoas, de filiados a militância paga

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os organizadores da convenção do PSDB que sacramentou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) ao Palácio do Planalto calculam que ao menos 5 mil pessoas participaram do evento realizado ontem em São Paulo. Alguns militantes admitiram terem recebido dinheiro para comparecer ao ato.

Segundo o prefeito de Botucatu (SP), João Cury, um dos coordenadores de mobilização do evento, foram utilizados 54 ônibus do interior paulista, 18 da Grande São Saulo e 50 de Minas Gerais - o Estado formou a 2ª maior delegação da convenção.

A maioria da plateia foi arregimentada por líderes políticos regionais e veio de ônibus fretados, já vestindo camiseta de seu respectivo correligionário, faixa na testa, adesivo no peito, bandeira em uma mão e lanche na outra. Um grupo de Minas chegou ao ato agitando um boneco gigante do ex-presidente Tancredo Neves, avô de Aécio.

"Ninguém recebeu nada. Nem lanche. Só oferecemos o transporte. Eu trouxe 30 ônibus", disse o deputado Pedro Tobias, ex-presidente da sigla em São Paulo. Outros membros da equipe tucana também negaram o pagamento em dinheiro para o público. O deputado federal João Almeida, da direção de Gestão Corporativa do PSDB, disse que ainda "não tem ideia" de quanto custou a convenção.

Além de militantes, era grande o número de pessoas que compareceu "pela festa". Três moradoras do Morro do Macaco, em Cotia, interior do São Paulo, disseram ao Estado que ainda não têm título de eleitor e que cada uma recebeu R$ 25 pela presença. "Vim porque meu tio disse que ia ter um negócio de vereador em São Paulo. Convidei minhas amigas e a gente veio", afirmou a estudante Jesse Costa, 16 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda