Política

Okamotto diz que opinião das pessoas 'é formada de maneira superficial'

Redação Folha Vitória

São Paulo - O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse nesta segunda-feira, 22, ao abrir uma palestra em São Paulo, que a democracia atual é um "negócio bastante difícil" porque a opinião das pessoas é formada de maneira muito superficial. Depois de dizer que pensar o que é melhor para a maioria das pessoas é "um exercício solitário", Okamotto se explicou aos jornalistas.

"Hoje, com a globalização, com a informática, com as redes sociais, muitas opiniões são formadas muito rapidamente, muitas vezes sem ter os fundamentos. Foi isso que tentei falar", disse o presidente do Instituto Lula.

Okamotto disse aos jornalistas que "a democracia hoje é uma coisa muito complexa" porque "pressupõe que as pessoas têm muito conhecimento". "No mundo moderno, construir a democracia baseada em informações e conhecimento é uma coisa mais complexa, que a gente precisa quebrar a cabeça para ver como dar conta disso", disse o petista.

Na palestra, para exemplificar seu raciocínio, Okamotto usou o exemplo da redução da maioridade penal, que é aprovada pela maioria das pessoas, mas que, na opinião dele, não é um avanço para a sociedade.

Pontos moeda