Política

Presos na Operação Custo Brasil serão transferidos para sede da PF em São Paulo

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os presos da Operação Custo Brasil serão encaminhados à sede da Polícia Federal, em São Paulo. Entre eles, está o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). As detenções ocorreram no âmbito dessa operação, que é um desdobramento da 18ª fase da Lava Jato, batizada Pixuleco II.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 40 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. Os mandados foram todos expedidos pela 6ª Vara Criminal de São Paulo.

A Polícia Federal dará entrevista coletiva às 11h desta quinta-feira, 22, em sua sede na capital paulista, para explicar operação Custo Brasil. O ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas também foi alvo de condução coercitiva nessa operação.

A Custo Brasil é o primeiro desdobramento da Operação Lava Jato em São Paulo. A ação decorre de fatiamento de uma investigação que estava no Supremo Tribunal Federal.

A ação é conjunta da PF com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil e apura o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Pontos moeda