Política

Presidente Kennedy reforça investimentos ao produtor rural durante participação na Exposul Rural

O município é dos participantes do evento agropecuário da região e também será um dos contemplados com o projeto de barragens do Governo do Estado, assinado na última quarta-feira (21)

O município de Presidente Kennedy é um dos participantes da Exposul Rural e reforça as ações de melhorias para o produtor rural Foto: ​Divulgação

A prefeitura de Presidente Kennedy é uma das participantes da Exposul Rural, feira agropecuária regional que integra a programação da Festa de Cachoeiro. O evento foi aberto oficialmente na noite da última quarta-feira (21) e segue até domingo (24), no parque de exposições do município.

De acordo com a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, além do estande no evento, os produtores do município também participam de toda a capacitação oferecida durante a feira. “É um encontro do sul do Estado, podendo possibilitar a melhoria e para que possamos alavancar e passar por essa crise passageira.  Com a assinatura do Fundesul temos uma expectativa enorme, assim como o empresariado e também para as prefeituras, que almejam um crescimento e aumento de arrecadação, que tanto vai nos ajudar”, explica.

O município é um dos contemplados com o projeto das barragens do Governo do Estado. “O anúncio da barragem é uma junção de todos os municípios, com um único objetivo, que é a preservação ambiental. Presidente Kennedy pode e vai contribuir com esse projeto”, continua a prefeitura.

Amanda espera que Presidente Kennedy possa servir de espelho e também de experiência para que outros municípios da região. A agricultura é nosso carro chefe da administração e faz parte da nossa cultura básica e por isso, temos que fortalece-la, para que esses grandes empreendidos não sufoquem nossa agricultura. Hoje, nossos investimentos são voltados para o homem do campo”, garante.

Arrecadação

Segundo a prefeita, a agricultura é um dos principais meios de arrecadação de Presidente Kennedy. “Se não fossem os recursos dos royalties, a agricultura seria o único meio de arrecadação que o município teria. Não podemos esquecer disso, pois lá na frente, quando não tivermos essa possibilidade, será da agricultura que continuaremos sobrevivendo. Todos esses investimentos tem que ser voltados para o agricultor, para que o homem do campo não saia de lá e entenda a capacidade que ele tem de crescimento dentro do campo”, ressalta.

O município tem hoje vários projetos voltados ao produtores rurais, como o Olho D’água, implantado no município durante o longo período de estiagem nos anos de 2014 e 2015. Entre as ações do projeto, estão: distribuição de ração farelada e cana-de-açúcar para alimentação animal, serviço escavadeira hidráulica, aquisição de calcário dolomítico e superfosfato simples e máquina de trator agrícola e de sementes de capim para recuperação de pastagens.

Além disso, foram doadas cisternas para captação de água da chuva e abertura de poços artesianos. O projeto prevê ainda o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. “Temos um conjunto de ações, que continuam favorecendo o produtor rural. Isso foi mais uma inovação”, completa a prefeita.

Pontos moeda