Política

Capixaba será o novo Secretário Executivo do Ministério da Educação

O atual secretario estadual de educação, Haroldo Corrêa Rocha, aceitou o convite feito pelo Governo Federal

                 Quem assume a Secretaria de Educação é Aridelmo Teixeiura. | Foto:  Secom-ES

O governador Paulo Hartung anunciou, na tarde desta quinta-feira (07), que o economista Haroldo Corrêa Rocha, que está no comando da Secretaria de Estado Educação (Sedu) desde o início de 2015, vai assumir a função de secretário executivo (vice-ministro) do Ministério da Educação (MEC). 

Quem assume a Sedu é o professor Aridelmo Teixeira, que é doutor em Controladoria e Contabilidade e cofundador da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape Business School).

O governador revelou que após o convite feito pelo Governo Federal ao professor Haroldo Rocha, o Estado recebeu uma série de pedidos de instituições, secretários de Estados e organizações não governamentais ligadas à área educacional do País para que Haroldo aceite o convite.

Capixabas no Governo

Convidado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, Haroldo é o terceiro secretário do Espírito Santo cedido para o Governo Federal para atuar como secretário-executivo de um Ministério. A economista Ana Paula Vescovi ocupa, atualmente, o cargo no Ministério da Fazenda e Márcio Felix, no Ministério de Minas e Energia.

Haroldo Rocha

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre as suas principais funções, Haroldo Rocha atuou no Espírito Santo como professor universitário na Ufes, foi técnico do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foi pró-reitor de Administração da Ufes, secretário de Planejamento da Prefeitura de Vitória e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo entre 2007 e 2010. Em 2015, assumiu novamente a Secretaria de Educação para retomar o processo de mudança da escola pública estadual, onde a educação básica é a prioridade número um do Governo.

Sobre a nova função a ser exercida no Governo Federal, Haroldo Rocha afirmou que há muito trabalho a ser feito, é um grande desafio. "Estou energizado com o processo de mudança que implementamos com a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio. Temos um processo em curso, mas precisamos consolidar e transformar a educação brasileira, fazendo uma nova escola, que seja compatível com a juventude de hoje, com seus sonhos e seus desejos. Estou muito honroso pelo convite e quero dar minha contribuição com muito orgulho”, contou o secretário. 

Educação no Estado

Dentre os importantes programas implantados na Educação do Estado, o Espírito Santo se destaca com: a Escola Viva, que já conta com 32 unidades, ofertando 20 mil vagas em tempo integral para os jovens capixabas. O programa Jovem de Futuro, que está proporcionando a melhoria do desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública nas escolas de tempo parcial. E o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que promove pro meio do regime de colaboração, entre Estado e municípios, a melhoria da oferta e da qualidade da educação infantil.

Novo secretário de Educação do ES

Com a ida de Haroldo Rocha para a Secretaria Executiva do MEC, na pasta da Educação do Estado assume o professor Aridelmo Teixeira, doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape Business School), onde também é professor.

O governador também aproveitou a ocasião para justificar a escolha do novo secretário. “Estamos atendemos uma missão em visão ao interesse do País. Enquanto isso, no Estado, optamos pelo professor Aridelmo Teixeira que tem uma visão gerencial correta e, pela questão da implantação da Escola Viva, ele está integrado a equipe da Sedu e irá entrar jogando na equipe e, melhor, ele demonstrou vontade pessoal de ocupar o cargo de secretário, o que considero importante. Esse brilho no olho é fundamental para encarar o novo desafio”, opinou Paulo Hartung.

Pontos moeda