Política

Casagrande participa de evento e reúne lideranças em Guarapari

O encontro aconteceu nesse sábado (09), no Guará Pousada, em Muquiçaba.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Cerca de 250 pessoas participaram do “Conversa de Futuro”. | Fotos: Hamilton Garcia

Cerca de 250 pessoas, entre lideranças políticas, religiosas, da sociedade civil organizada, militares, empresários, populares e militantes do PSB, estiveram presentes no evento “Conversa de Futuro – A cidade que a gente quer”, realizado pela Fundação João Mangabeira em parceria com os diretórios municipais do PSB. O encontro trouxe o ex-governador e pré-candidato ao Governo do Estado pelo partido, Renato Casagrande.

Ao Padre Diego foi dada a responsabilidade de abrir a reunião. O sacerdote fez questão de destacar a confiança no político. “Casagrande tem um jeito novo de governar, mas sobre tudo um jeito novo de gerenciar corações. A Igreja Católica não tem partido, mas é bem firme nas próprias posições. Acreditamos no trabalho e no caráter dele. Desejamos que Deus conceda a sabedoria, a ciência e, acima de tudo, a fé, acreditando que podemos mudar esse estado e esse país”, ressaltou.

As “conversas”, que começaram em março deste ano, estão acontecendo em todo o Estado. O objetivo é a construção coletiva de uma proposta de governo baseada em três pilares: Ética – compromisso com a transparência e de prestação de conta à sociedade; Diálogo – de forma democrática, dialogar para construir um consenso progressivo; Compromisso e Responsabilidade – administrar o dinheiro público de forma equilibrada com a arrecadação e investimentos onde realmente precisa. “Nós entregamos um Estado com dinheiro em caixa, com o segundo menor endividamento do país e um dos mais organizados, a Folha de Pagamento dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, sem nenhuma denúncia de corrupção e um dos mais transparentes do Brasil. Quem votou em mim não sente vergonha”, afirmou Renato.

Na ocasião, muitos presentes tiveram a oportunidade de dialogar com o pré-candidato.

O ex-governador lembrou os investimentos feitos em Guarapari, da ordem de mais de R$ 100 milhões, muitas com foco no turismo e na qualidade de vida do morador, como a Delegacia 24h e a ampliação do sistema de tratamento de água, por exemplo. Para Gustavo Guimarães, referência em turismo na cidade, o pré-candidato tem inclinação para apoiar o turismo. “Temos uma vocação natural para o turismo e ações feitas no governo anterior do Casagrande promoveram o Espírito Santo como um todo. Uma promoção com a atriz Fernanda Vasconcelos, em uma novela de sucesso, destacou uma série de lugares capixabas e isso não tem como mensurar. Foi também com ele que se iniciou a discussão para a desoneração do combustível de aviação e isso pode ajudar na maior frequência de voos e, consequentemente, maior fluxo de turistas. Além disso, vale destacar o estudo sobre as areias monazíticas, um grande potencial de Guarapari”, exemplificou o presidente da Associação Brasileiras da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES).

O artesanato foi outro ponto lembrado dentro do tema turismo. ”Casagrande é amigo dos artesãos, frequenta nossos espaços e, no seu governo, o artesanato capixaba experimentou o maior crescimento, em qualidade e prestígio nacional. Tenho certeza que é o melhor para nosso Estado”, destacou Graça Reis, representante da Associação dos Produtores Manuais e Artesanais em Guarapari (Apromag) e presidente Federação das Associações de Artesanato do ES e da Confederação Brasileira de Artesanato.

A modelista Cilene Alves aproveitou fez um pedido ao ex-governador.

Para Casagrande o grande tema da campanha será o debate de qual é o real papel do Estado, atender aos mais favorecidos ou a população que realmente precisa? “Temos que fazer uma autovigilância para atender as pessoas que precisam, é para elas que o Estado deve dar prioridade para que melhorem de vida”, pontuou.

Tal posição corrobora com o desejo de Cilene Alves, professora do curso de corte e costura na Igreja Batista do Coroado. “Peço maior atenção para as instituições da sociedade civil, existem muitos os projetos que tiram os jovens das ruas e do perigo das drogas. O dever é de todos, mas é o poder público que tem que ter a iniciativa. Sei que ele terá a sensibilidade para dar atenção necessária”, disse a modelista.

Vereador Rogério Zanon, pré-candidato a Deputado Federal pelo PSB Guarapari.

Pré-candidatos pelo PSB a deputado estadual e federal, respectivamente, Gedson Merízio e Rogério Zanon (vereador), destacaram que, além de uma mudança de governo, Guarapari precisa de um projeto com políticos próprios, feita com continuidade. “Guarapari precisa de um Deputado Estadual que fique até o final do mandato, não abandone para ser candidato a prefeito, pois assim ficamos ser ter alguém que brigue por nós”, lembrou Merízio. “Como pré-candidato a Deputado Federal, faço parte de um projeto de responsabilidade e comprometimento do PSB com a nossa cidade. Ao povo de Guarapari peço que não deixe seu voto sair da cidade e vote em nossos candidatos, com isso o eleitor terá a oportunidade de cobrar cara a cara”, alertou Zanon.

Pontos moeda