• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Vereador de Anchieta sugere programas de Horta Comunitária e Compostagem para o município

Política

Vereador de Anchieta sugere programas de Horta Comunitária e Compostagem para o município

Na Semana do Meio Ambiente o Vereador Renato Lorencini (PSB) sugeriu horta comunitária, incentivo à compostagem e ponto de descarte de lixo eletrônico para o município

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução

Na Semana do Meio Ambiente diversas ações foram realizadas para incentivar a preservação e os cuidados com os recursos naturais em Anchieta. Durante a celebração desta semana, duas indicações do vereador Renato Lorencini foram dadas a prefeitura municipal.

A indicação nº 962/2019, recomenda a administração pública que crie Programas de Horta Comunitária e Compostagem nos terrenos públicos desocupados. Os programas teriam o envolvimento de famílias que estão à margem da sociedade, visando à promoção da saúde e a inclusão social por meio da produção agroecológica de verduras, legumes e frutas. Nesses espaços também seriam desenvolvidos trabalhos de reciclagem de resíduos orgânicos, a compostagem, técnica que consiste em aproveitar alimentos para se transformarem em adubo e fertilizante natural.

De acordo com Lorencini, o pedido foi feito para que as secretarias municipais atuem no programa: a de Meio Ambiente, na condução do programa, Assistência Social, no mapeamento, cadastro e condução junto às famílias e Agricultura, no apoio técnico e formações.

Outra indicação dada ao executivo, nº 961/2019, sugere à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que disponibilize um espaço para o descarte correto dos materiais eletrônicos durante todo o ano. E também incentivar a viabilização da coleta de pilhas e baterias junto a empresas especializadas ou fabricantes.

Em tempo

Foto: Reprodução

Outra ideia do vereador Renato Lorencini, parceria de coleta seletiva, foi acatada pelo presidente da Câmara, Cleber Pombo. No dia nacional da reciclagem, a Câmara Municipal de Anchieta iniciou a medida de preservação do meio ambiente. O centro administrativo agora conta com dois depósitos para a coleta seletiva dos resíduos.

Isso foi possível através de parceria da Casa com a Associação da Unidade Primária de Materiais Recicláveis Nova Esperança (Unipran), que estarão recolhendo o material reciclável toda semana.