Política

Políticos capixabas acompanham Bolsonaro na visita ao ES; Casagrande não recebeu convite

Governador tem sido crítico à condução da crise sanitária pela gestão Bolsonaro, tornando-se uma espécie de porta-voz entre os governadores do país

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Durante visitas oficiais, a recepção do presidente pelo governador faz parte de uma espécie de manual de cordialidade e respeito entre os gestores. Porém, a falta de alinhamento político entre Jair Bolsonaro e Renato Casagrande, que ficou ainda mais evidente durante a pandemia, coloca em dúvida o encontro entre os dois.

O governador tem sido crítico à condução da crise sanitária pela gestão Bolsonaro, tornando-se uma espécie de porta-voz entre os governadores. 

"O Governo do Estado foi acionado para questões de segurança do Presidente da República durante sua visita ao Estado. Por questões de segurança, detalhes não podem ser divulgados. O gabinete do governador não recebeu a programação oficial para participar da agenda", informou a assessoria do governador. 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chega ao Espírito Santo na próxima sexta-feira (11) acompanhado por deputados federais capixabas, como Soraya Manato (PSL), Da Vitória (Cidadania), Evair de Melo (PP) e Neucimar Fraga (PSD). 

Lauriete (PSC) e Norma Ayub (DEM) não integram a comitiva, mas se encontram com o presidente no Espírito Santo. Já o senador Marcos do Val (Podemos), que faz parte da base bolsonarista no Senado, não vai participar da visita. 

A prefeitura da Capital não confirmou se Lorenzo Pazolini (Republicanos), considerado um aliado de Bolsonaro no Espírito Santo, vai encontrar Bolsonaro.  

A Prefeitura da Serra informou que até o momento não houve um convite oficial do Governo Federal "mas torce para que a visita contribua para continuidade dos investimentos na cidade. Caso haja o convite, o prefeito (Sérgio Vidigal) está à disposição". As prefeituras de Cariacica e Vila Velha ainda não responderam. 

Segundo o deputado Evair de Melo (PP), também integram a comitiva os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães. Ainda há a possibilidade de o ministro da Casa Civil, general Ramos, participar da visita. 

Agenda no ES

Uma equipe do presidente está no Espírito Santo desde a última segunda-feira (07) para organizar a visita. 

Segundo a assessoria da Presidência da República, a programação oficial só será divulgada nesta quinta-feira (10). 

Já a agenda adiantada por deputados da base bolsonarista inclui uma solenidade em São Mateus, no Norte do Estado, para a entrega de casas populares, e um sobrevoo nas obras do Contorno do Mestre Álvaro, que são de responsabilidade do governo federal. 


Pontos moeda