Política

Sindicato dos Policiais Federais no ES desmente Do Val e nega choro

O parlamentar afirmou que agentes teriam ficado constrangidos por cumprirem mandados de busca e apreensão contra ele e que um dos policiais teria até mesmo chorado

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (15), por decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador capixaba Marcos do Val (Podemos) afirmou, durante sessão plenária da última segunda-feira (19) no Senado, que os agentes teriam ficado constrangidos ao realizar a abordagem em seu gabinete e demais endereços determinados pela Justiça.

Em sua fala, o parlamentar chega a afirmar que um dos policiais teria, segundo ele, chorado e pedido desculpas pela operação.

"Meu agradecimento à Polícia Federal, porque a Polícia Federal estava extremamente constrangida, sabendo que era uma operação política, e não de polícia. Deixando claro o meu histórico, que todos me conhecem. Teve até policial que ficou emocionado, que chegou a chorar no dia (da operação), pedindo desculpa por estar ali, tendo executar uma ordem que ele também sabia que não estava dentro da Constituição", afirma o senador durante seu discurso.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No início da noite desta terça-feira (20), o Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (SINPF-ES) emitiu uma nota desmentindo e repudiando a fala do senador. 

>Presente indigesto: operação da PF ofusca festa de aniversário e lançamento de livro de Do Val

No comunicado o SINPF-ES ainda ressalta que a PF "é formada por profissionais de altíssima competência e experiência, acostumados às mais diversas e complexas operações necessárias ao cumprimento de ordens judiciais". 

Veja a nota íntegra:

"O Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (SINPF-ES) vem a público repudiar a fala do senador Marcos do Val (ES) feita ontem (19), em sessão do Senado Federal, a respeito da operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em seus endereços.
Na sessão, o senador afirmou que os policiais federais que cumpriram a determinação judicial estavam constrangidos por realizarem a operação e teve policial que “chegou a chorar” pedindo desculpas.
A Polícia Federal é formada por profissionais de altíssima competência e experiência, acostumados às mais diversas e complexas operações necessárias ao cumprimento de ordens judiciais, apoio operacional e às demais atribuições relacionadas ao órgão.
Em nenhum momento foram verificadas quaisquer reações como as levianamente mencionadas pelo senador Marcos do Val por parte dos policiais federais envolvidos na operação. Além disso, a menção feita pelo parlamentar a algo que não aconteceu muito incomodou e desrespeitou os policiais federais e a instituição.
O SINPF- ES reafirma o compromisso dos policiais federais com a ética, a aplicação justa das nossas leis e o cuidado com a segurança da sociedade."

>>Leia Também: Associação de delegados da PF desmente Do Val e nega choro de policial durante operação