Política

ONU pede cessar-fogo entre Israel e Palestina

Redação Folha Vitória

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ser mais urgente do que nunca a declaração de um cessar-fogo imediato para evitar uma guerra entre israelenses e palestinos.

Em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, Ban Ki-moon disse que a ameaça de uma ofensiva terrestre israelense contra a Faixa de Gaza é evitável se o grupo Hamas parar de lançar foguetes e morteiros contra Israel.

Ban condenou novamente o Hamas, que controla Gaza, e a Jihad Islâmica por lançar foguetes e morteiros contra Israel. Mas o secretário-geral da ONU disse que "o uso excessivo de força que coloca em risco vidas de civis também são intoleráveis".

Ban pediu "pensamento ousado e ideia criativas" e pediu que o mundo acelere os esforços para acabar com o conflito imediatamente.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também expressou preocupação com a escalada das tensões entre israelenses e palestinos.

"Este é um momento perigoso para o Oriente Médio", disse o secretário durante um evento de aproximação entre os EUA e a China em Pequim, afirmando o fim dos conflitos é do interesse de todos.

Kerry informou também que mantém conversas com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, com o objetivo de restaurar a paz entre os dois povos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda