Política

Levy garante liberação de emendas parlamentares

Levy afirmou também que o governo não analisou a proposta apresentada pelo senador Romero Jucá de reduzir a meta do superávit primário deste ano dos atuais 1,13% do PIB para 0,4%

Redação Folha Vitória
Ministro da Fazenda garante que emendas parlamentares estão bem encaminhadas Foto: Estadão Conteúdo

Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse na tarde desta quinta-feira, 9, que a liberação de emendas parlamentares "está bastante bem encaminhada", apesar de nessa quarta o governo ter mandado derrubar a sessão do Congresso sem a votação da liberação. Depois de uma reunião de cerca de uma hora com o vice-presidente Michel Temer, cujo tema não foi revelado pelos participantes, Levy afirmou que os recursos estão garantidos.

"A questão de emendas está tendo encaminhamento, até houve um decreto que disponibilizou recursos adicionais, então acho que está bastante bem encaminhado esse tema", disse. "E como o ministro Nelson (Barbosa, do Planejamento) explicou, há expectativa de liberação dentro do próprio instituto das emendas impositivas dos R$ 5 bilhões. Está reservado. Dentro da programação financeira há reserva explícita desses recursos, estão garantidos".

Levy afirmou também que o governo não analisou a proposta apresentada pelo senador Romero Jucá de reduzir a meta do superávit primário deste ano dos atuais 1,13% do Produto Interno Bruto para 0,4%, o que levaria a uma redução de R$ 44,2 bilhões nos recursos economizados pelo governo para pagar os juros da dívida. "Não analisamos essa questão. É um tema a ser discutido e não temos analisado ainda essa iniciativa, que foi anunciada ontem", disse.

Ainda nesta quinta-feira, a bancada capixaba definiu quais setores devem receber recursos na LDO.

Pontos moeda