Política

Líder da oposição na Venezuela, Capriles é convidado para audiência no Senado

Redação Folha Vitória

Brasília - Um dos líderes da oposição na Venezuela, o governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, foi convidado a comparecer a uma audiência no Senado para falar sobre a situação política do país vizinho. O requerimento foi proposto pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e foi aprovado pelos integrantes do colegiado nesta quinta-feira, 16.

Segundo Aloysio, há dúvidas se as eleições parlamentares marcadas para dezembro ocorrerão em um "ambiente de respeito ao pluralismo e às regras democráticas". No mês passado, um grupo de senadores da oposição viajou a Caracas para cobrar a libertação dos adversários do governo de Nicolás Maduro que estão presos. A comitiva, porém, voltou ao Brasil acusando as autoridades venezuelanas de impedir o livre trânsito dos parlamentares no país.

Uma semana depois, foi a vez de parlamentares da base aliada do governo irem à Venezuela para fazer uma contraposição à visita da outra comitiva. Na quarta-feira, a leitura do relatório dessa segunda viagem pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) gerou uma discussão no plenário.

Enquanto o peemedebista defendeu não ter encontrado dificuldade de acesso ao país vizinho, tucanos criticaram a postura do senador. Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu que só o fato de a situação política na Venezuela gerar todo esse debate na Casa já mostrava que o país não passava por uma situação de "normalidade".

Pontos moeda