Política

Cidadãos poderão votar em projetos da Câmara de Vitória

A ideia é semelhante à consulta pública do Senado, em que ao acessar os projetos o cidadão consegue se posicionar de maneira favorável ou contrária, gerando um placar

Internautas de VItória poderiam opinar sobre projetos que ainda não foram votados pela Câmara Foto: Reprodução/Google Maps

Projeto protocolado pelo vereador Vinicius Simões, na última segunda-feira (25), prevê a criação de uma mecanismo de consulta pública no site da Câmara Municipal de Vitória, para que os internautas se manifestem acerca dos projetos de lei que tramitam na casa. 

A ideia é semelhante à consulta pública do Senado, em que ao acessar os projetos o cidadão consegue se posicionar de maneira favorável ou contrária, gerando um placar.

Simões defende que atualmente não existem mecanismos que possam aferir a percepção popular a respeito das proposições que ainda serão votadas na Câmara da capital capixaba. 

"Essa ferramenta fortalece o espírito de cidadania e serve para nós vereadores como um termômetro. Ou seja, através dessa consulta pública permanente teremos uma noção mais próxima daquilo que a população quer ou não para a cidade", justificou.

Uma vez protocolado, o projeto é analisado pelas comissões técnicas do legislativo e depois segue para votação no Plenário, onde pode ser aprovado ou reprovado pelos vereadores.

Pontos moeda