CMO marca sessão extraordinária para esta quinta para votar meta fiscal de 2017

Política

CMO marca sessão extraordinária para esta quinta para votar meta fiscal de 2017

Redação Folha Vitória

Brasília - No último esforço para votar a nova meta fiscal de 2017 antes do recesso parlamentar, o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Arthur Lira (PP-AL), marcou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira, 14, às 10 horas, a fim de votar o parecer do relator-geral da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano.

O governo ainda quer votar a nova meta fiscal ao menos na CMO antes do recesso a fim de dar sinais para o mercado de que tem de dar compromissos de rigor com as contas públicas. O próprio presidente em exercício, Michel Temer, entrou em campo pessoalmente durante o dia de hoje a fim de tentar viabilizar a votação da LDO de 2017.

Não conseguiu, contudo, o seu intento nesta quarta-feira, mas o Executivo ainda tentará garantir a apreciação da proposta. Não houve quorum durante todo o dia para reunir a comissão. Pouco antes, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), havia anunciado a convocação para o dia 3 de agosto às 10 horas, uma sessão conjunta para apreciar a nova meta fiscal de 2017. Numa tramitação regular, a proposta tem que passar pela CMO e depois pelo plenário do Congresso. Contudo, do ponto de vista regimental a matéria poderá ser votada diretamente pelos deputados e senadores em plenário.