Política

Primeiro secretário de Direitos Humanos do ES toma posse nesta terça

A secretaria de Direitos Humanos, que antes tinha status de coordenadoria e era vinculada à vice-governadoria, foi criada por meio de lei complementar no último dia 5 de julho

Júlio Pompeu, o primeiro secretário de Estado de Direitos Humanos do Espírito Santo Foto: Divulgação

Júlio Pompeu, o primeiro secretário de Estado de Direitos Humanos da história do Espírito Santo, tomará posse nesta terça-feira (19), a partir das 10h, em solenidade no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória.

A secretaria, que antes tinha status de coordenadoria e era vinculada à vice-governadoria, foi criada por meio de lei complementar, assinada no último dia 5 de julho pelo vice-governador César Colnago (PSDB), tendo em vista que o governador Paulo Hartung (PMDB) cumpria agenda fora do Estado.

Com a criação da pasta, o Governo do Espírito Santo atende a um antigo pleito da sociedade civil, que almeja o fortalecimento das políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, reunindo-as em uma única estrutura de Estado capaz de se articular com as outras secretarias e os movimentos sociais.

Júlio Pompeu é professor licenciado do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutor em Psicologia e mestre em Direito pela PUC Rio. Há um ano, respondia como coordenador de Direitos Humanos. 

O novo secretário é, inclusive o próximo entrevistado especial do Folha Vitória. Na conversa, Pompeu fala da necessidade de avançar as políticas de combate à discriminação da população LGBT e do que o Estado tem feito para lidar com a alta taxa de homicídios de jovens negros e mulheres no Espírito Santo.

Pontos moeda