Política

Audiências do Orçamento do ES serão retomadas nesta quarta-feira

A audiência desta quarta-feira acontecerá em Ibatiba, a partir das 13 horas, na Câmara Municipal e será importante para ouvir as prioridades dos moradores da região do Caparaó

O Governo do Estado vai retomar nesta quarta-feira (26) as audiências públicas presenciais para a elaboração do Orçamento Anual do Estado do próximo ano. A audiência desta quarta acontecerá em Ibatiba, a partir das 13 horas, na Câmara Municipal e será importante para ouvir as prioridades dos moradores da região do Caparaó.

As demais reuniões também acontecerão até o fim da semana. Na quinta-feira (27), em Santa Teresa, a partir das 13 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e na sexta-feira em Guarapari, a partir das 14 horas, na Escola Ana Rocha Lyra.

A participação da população de todos os municípios é fundamental para que o governo consiga entender as demandas prioritárias de cada região e as inclua no orçamento, segundo o secretário estadual de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira.

"Ninguém melhor que o morador da região para saber o que é prioritário para aquele local. São através dessas sugestões que a gente vê onde podemos melhorar. Nos últimos anos, por exemplo, os moradores do interior falaram muito sobre as questões dos recursos hídricos e, através disso, criamos os programas de reflorestamento e construção de barragens", exemplificou.

Primeiras audiências

Até o momento, duas reuniões presenciais já foram realizadas e contaram com a participação de mais de 500 capixabas. A primeira aconteceu em Boa Esperança, município que representava a região Nordeste, e a segunda foi realizada em São Gabriel da Palha, representando as cidades do Centro-Oeste capixaba.

Na internet

Além da audiências presenciais, o governo também disponibilizou um site para que os munícipes incluam suas demandas. Funcionando desde o dia 3 deste mês, o portal já recebeu mais de 1500 propostas de melhorias, com destaque para os moradores da região metropolitana, que já encaminharam mais de 400 propostas.

O site www.orcamento.es.gov.br pode ser acessado até o dia 2 de agosto, inclusive pelo celular. Lá, os capixabas podem apresentar demandas em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.

Confira os próximos encontros presenciais:

Quarta-feira, 26

Cidade: Ibatiba

Local: Câmara Municipal

Horário: 13 horas

Quinta-feira, 27

Cidade: Santa Teresa

Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Horário: 13 horas

Sexta-feira, 28

Cidade: Guarapari

Local: Escola Ana Rocha Lyra

Horário: 14 horas

Pontos moeda