Política

Mais de 200 capixabas participam de audiência pública para criação do Orçamento Anual do Estado

A primeira das cinco reuniões aconteceu nesta quinta-feira (20), em Boa Esperança e contou com a presença do vice-governador Cesar Colnago e do secretário de planejamento Regis Mattos

O município de Boa Esperança, no Norte do Espírito Santo, foi a primeira das cinco cidades capixabas a receber as audiências públicas presenciais realizadas pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Planejamento neste ano.

O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (20), contou com a participação de mais de 200 capixabas de diversas cidades da região, além de representantes do governo como o vice-governador Cesar Colnago (PSDB), o secretário de Planejamento, Regis Mattos e outros secretários estaduais; e envolveu 16 municípios que compõem as microrregiões Noroeste e Nordeste do Estado.

As reuniões, que serão realizadas em cidades das cinco regiões do Estado, tem como objetivo principal ouvir os capixabas de todas as partes, destacando assim as necessidades específicas de cada localidade e incluindo essas demandas sejam incluídas no Orçamento Anual do Estado de 2018. 

Além de Boa Esperança, as outras reuniões acontecerão em São Gabriel da Palha, na Região Centro-Oeste, nesta sexta-feira (21); em Ibatiba, na Região do Caparaó, no dia 26; em Santa Teresa, na Região Central Serrana, no dia 27; e, por fim, em Guarapari, na Região Metropolitana, no dia 28.

Apoio popular

Durante o evento, o secretário Regis Mattos ressaltou a importância da participação popular nas audiências e deixou claro que ninguém melhor do que os cidadãos para dizer o que é importante para a região onde moram.

"Ninguém melhor que o morador da região para saber o que é prioritário para aquele local. São através dessas sugestões que a gente vê onde podemos melhorar. Nos últimos anos, por exemplo, os moradores do interior falaram muito sobre as questões dos recursos hídricos e, através disso, criamos os programas de reflorestamento e construção de barragens", explicou o secretário.

Uma das participantes da audiência pública foi a professora Silvani Mattusoch. Ela pediu melhoria no padrão de ensino e valorização dos profissionais da educação, além de investimentos nas áreas de segurança pública.

Internet

Quem não puder participar das audiências presenciais pode mandar sua sugestão para o Orçamento Anual pela internet, através do site www.orcamento.es.gov.br. Desde o início deste mês, o site está recebendo as demandas dos capixabas.

Ao todo, 10 temas estão disponíveis para sugestões: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública. É fácil participar: após escolher o tema, basta destacar um desafio e enviar uma sugestão de resolução.

Pontos moeda