Política

Campanha incentiva voto consciente

Acreditando que a escolha das urnas é a melhor ferramenta de combate a corrupção, entidades se unem para promover campanha.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Um dos objetivos da campanha é promover o voto consciente nas Eleições 2018

Com diferentes atuações e em comum a preocupação com o bem-estar social conquistado de várias formas e através de práticas justas e transparentes, as instituições Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, MCCE, Instituto Ethos e Observatório Social do Brasil se juntaram a Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) na campanha “Unidos Contra a Corrupção”.

A proposta defende que os eleitores escolham os candidatos de acordo com as propostas políticas, ideologias e posicionamentos, mas que tenham em comum TRÊS pré-requisitos: Apoiem a democracia, tenham passado limpo e apoiem um grande pacote anticorrupção, proposto pela campanha através de 70 medidas que incluem anteprojetos de lei, propostas de emenda à Constituição, projetos de resolução e outras normas voltadas ao controle da prática ilegal. Tais medidas, divididas em 12 blocos, mobilizaram mais de 200 especialistas coordenados pela Transparência Internacional e pelas escolas de direito da FGV. Segundo o site, 373 instituições foram consultadas e a plataforma teve mais de 900 participantes ativos na consulta on-line. “Temos que cercear a liberdade que os políticos têm de legislar muitas vezes em causa própria. Acredito nesta iniciativa, se houver propaganda nas mídias, a população com certeza se mobilizará. Podendo gerar grandes mudanças, principalmente no cenário político do país. A campanha muito válida, os tópicos abordados representam os anseios da sociedade civil. Estamos cansados de tanta corrupção”, opinou Teresa Loureiro, presidente da ONG Transparência Guarapari.

O jurista Deltan Dallagnol apoia a campanha.

Um vídeo, feito pelo procurador da República, Deltan Dallagnol, circula na Internet mostrando o apoio do coordenador dos trabalhos do Ministério Público, em Curitiba, na Operação Lava Jato e incentiva a participação popular ao movimento. “Eu queria que você assinasse embaixo dessa campanha. Independente de visão ideológica, uma coisa que todo mundo tem muita razão para ser contra é a corrupção. Entrando nesse site (unidoscontraacorrupcao.org.br) existe um espaço para você assinar e participar dessa união. Fale sobre essa ideia para pelo menos cinco amigos seus nos próximos cinco dias. Não vamos deixar de fazer parte da maior campanha anticorrupção da história do nosso país”, convidou o jurista.

Pontos moeda