• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Com PSDB chegando, Majeski desiste de candidatura ao Senado

Eleições 2018

Política

Com PSDB chegando, Majeski desiste de candidatura ao Senado

O deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) decidiu disputar a reeleição e não mais uma vaga ao Senado. O recuo veio após o PSDB desistir de candidatura própria ao governo, o que praticamente sela a ida do senador tucano Ricardo Ferraço para a coligação de Casagrande

Alex Pandini

Redação Folha Vitória
Sérgio Majeski desistiu da candidatura ao Senado e vai buscar a reeleição ao cargo de deputado estadual | Foto: Divulgação/Ales

Tão logo as lideranças do PSDB decidiram não lançar César Colnago candidato ao governo do Estado, nesta sexta (20) o deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) - até então pré-candidato ao cargo de senador - divulgou nota à imprensa anunciando uma mudança de planos. Ele desistiu da candidatura ao Senado e vai disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa.

Na nota, Majeski justifica a decisão dizendo que "as movimentações partidárias dos últimos dias criaram a possibilidade de novos arranjos que apontam para uma direção que não pretendo caminhar". Em outras palavras, ele não se sente confortável com a vinda do PSDB, seu antigo partido, para a coligação. 

A nota continua dizendo que "assim sendo, retiro minha pré-candidatura ao Senado, deixando a Executiva Estadual do PSB mais à vontade para as possíveis articulações político-eleitorais". Com o gesto, Majeski evita um possível constrangimento de que ele ou o outro candidato a senador pela chapa, Marcos do Val, viessem a ser convidados a retirar o nome para abrir espaço para Ricardo, já que só há duas vagas disponíveis na chapa.

No meio político, já se esperava um recuo de Majeski, em virtude da aproximação de Casagrande com outras forças com as quais ele não se alinha. O próprio Majeski já havia dito que, caso Magno Malta (PR) se coligasse com Casagrande, ele mesmo "se rifaria" da candidatura. Há quem também acredite que ele tenha recuado em virtude da disputa se apresentar mais complicada do que inicialmente Majeski poderia supor.

No PSB, a ida dele para a disputa estadual é vista como positiva, em função da expectativa de obter uma boa votação, o que alavancaria a legenda. Um membro do partido, que prefere não se identificar, acredita que a sigla consiga fazer uma bancada de até cinco deputados.

Confira a nota de Majeski na íntegra:

"O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) vai disputar a reeleição. Nesta sexta-feira (20), o parlamentar apresentou os motivos da decisão ao pré-candidato ao Governo do Estado e secretário Nacional do PSB Renato Casagrande.

”Agradeço a todos que acreditaram e motivaram minha pré-candidatura ao Senado Federal. Como cidadão e professor, sempre acreditei que a política fosse um instrumento de promoção da dignidade das pessoas. No exercício do mandato de deputado estadual, busco pautar minha atuação com base nessa crença, lutando e me dedicando em todo momento às questões que sejam do interesse da sociedade.

As movimentações partidárias dos últimos dias criaram a possibilidade de novos arranjos que apontam para uma direção que não pretendo caminhar. Assim sendo, retiro minha pré-candidatura ao Senado, deixando a Executiva Estadual do PSB mais à vontade para as possíveis articulações político-eleitorais, permanecendo sempre à disposição para discussão e elaboração de projetos e políticas públicas do mais elevado interesse da sociedade capixaba.

Meu trabalho e minha recente caminhada na política reforçam minha coerência com o que acredito, prego e realizo no dia a dia. Não abro mão dos princípios que me norteiam, seja como deputado estadual, seja como cidadão.

Reafirmo meu apoio à pré-candidatura de Renato Casagrande ao Governo do Estado.

Há muito trabalho para ser feito aqui no Estado e na Assembleia Legislativa. Então, com muita energia, determinação e transparência, sou pré-candidato à reeleição a deputado estadual”.

Sergio Majeski
Deputado estadual - PSB