Política

Municipalização de Guarapari se completa com agentes de trânsito

Desde abril deste ano atuando no trânsito do município, os agentes surpreenderam moradores e turistas com novos uniformes

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Desde semana passada, os agentes de trânsito de Guarapari apareceram vestidos com fardas do município causando estranhamento nos moradores de Guarapari. De acordo com a prefeitura, o uniforme foi definido pelo executivo e foi entregue pela empresa contratada na sexta-feira, 20, constando a Secretaria de lotação como identificação.

Atuando desde abril deste ano, 10 agentes circulam pelas vias do município com a responsabilidade de fiscalização de trânsito, aplicação de autos de infração de trânsito a condutores infratores e fiscalização de transportes.

Segunda a prefeitura de Guarapari, a competência dos agentes para lavrar o auto de infração de trânsito está definida no parágrafo quarto, do artigo 280, do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Os agentes de trânsito trabalham controlando o tráfego, auxiliando pedestres e ciclistas, orientando turistas que visitam a cidade e contribuindo no disciplinamento de todos os atores do trânsito.

Municipalização

A municipalização do trânsito de Guarapari ocorreu em 2015 por iniciativa do Chefe do Executivo junto ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Segundo a prefeitura, todo o processo referente à Municipalização está disponível na Secretaria de Postura e Trânsito.

Pontos moeda