Eleições 2018

Política

Octaciano Neto desiste de candidatura a deputado federal

O ex-secretário estadual de Agricultura anunciou que não vai concorrer a nenhum cargo nesta eleição

Alex Pandini

Redação Folha Vitória
Primeiro do grupo hartunguista a se declarar candidato, ainda em 2016, Octaciano Neto desistiu de disputar a eleição 


O ex-secretário estadual de Agricultura e empresário do ramo agrícola, Octaciano Neto (PSDB) informou neste sábado (21), por meio de um perfil nas redes sociais, que não será candidato a deputado federal nestas eleições. Octaciano era uma das apostas do movimento RenovaBR, de incentivo e formação de novas lideranças.

A decisão é contrária aos movimentos feitos por ele, que se desincompatibilizou do cargo de secretário em abril deste ano justamente para se lançar candidato. Octaciano também foi o primeiro membro do governo Hartung a manifestar o interesse nas próximas eleições. Ainda em dezembro de 2016, foi a público dizer que tinha  pretensão de se candidatar. Na ocasião, disse que poderia ser candidato tanto à Câmara dos Deputados como ao Senado, e até ao próprio cargo de governador do estado. 

A declaração, feita de forma tão antecipada, gerou ciúmes dentro do grupo político governista, e desde então ele passou a ser mais comedido, mas sempre demonstrando interesse em participar do pleito.

Na declaração feita hoje, Octaciano justifica a decisão dizendo que vai se dedicar, "majoritariamente", às atividades no setor privado, "especialmente ao mercado de proteína animal", além de poder ficar mais tempo com a família. Ele enfatiza que não foi uma decisão fácil, porque gosta muito da vida política. "Acredito na política como instrumento transformador da sociedade", afirma em um trecho da carta.

O anúncio da desistência da candidatura vem um dia após o presidente estadual do PSDB, o vice-governador César Colnago, ter declarado que não será mais candidato ao governo do estado, e sim a deputado federal.


Pontos moeda