Eleições 2018

Política

PSDB, DEM e PDT juntos com Casagrande

Além do apoio à candidatura do ex-governador na majoritária, os três partidos pretendem caminhar lado a lado nas coligações proporcionais

Alex Pandini

Redação Folha Vitória
Renato Casagrande obteve apoios importantes nesta segunda (23)

O anúncio oficial só será feito amanhã, mas o martelo já está batido. Nesta segunda (23), o PSDB, o DEM e o PDT anunciaram que vão apoiar o ex-governador Renato Casagrande (PSB) para o governo do estado nas eleições de outubro. Renato Casagrande não quis comentar a informação, mas confirmou que haverá uma reunião nesta terça (24), na sede do PSB, com os dirigentes dos três partidos, e que "o diálogo vem sendo construído há algum tempo com as três siglas".

O secretário-geral do PDT no ES, Weverson Meireles, disse que a decisão aproxima ainda mais os partidos para consolidar o bloco também  para as eleições proporcionais. A ideia do PDT e do DEM era definir um bloco para as pernas de federal e de estadual. Mas estaria havendo resistência dentro do PSDB à ideia. Uma fonte de dentro do partido afirma que há entre os tucanos uma opinião prevalente de que não é interessante se coligar na perna de estadual.

Amizade

Weverson Meireles evita polemizar sobre o assunto. Para ele, a composição do apoio a Casagrande e a formação do bloco nas proporcionais se dá em virtude da boa relação entre o presidente do PDT no ES, o deputado federal Sérgio Vidigal, e o senador tucano Ricardo Ferraço. Ambos são candidatos à reeleição. "Há uma relação de amizade entre eles, que se transporta para a relação amistosa entre o PDT e o PSDB, então acredito que vamos encontrar o melhor entendimento também nas coligações proporcionais", disse.

Pontos moeda