Política

Quatro partidos oficializam alianças em convenções no RS

Redação Folha Vitória

Quatro partidos oficializaram seus apoios para as eleições 2018 no Rio Grande do Sul neste domingo, 29. Solidariedade, PV e PPL ratificaram a aliança com Jairo Jorge, candidato do PDT ao governo gaúcho. Já o PSD aprovou a coligação com o MDB do governador José Ivo Sartori, que não confirmou sua candidatura à reeleição.

Além de firmar alianças, algumas siglas também oficializaram candidatos a vice-governador - casos do PV e PSD - e a Senador - como o SD.

Com a ratificação da coligação com o MDB, o PSD indicará o atual vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, para mais uma eleição ao cargo. "Quero, junto com o Sartori, ter a oportunidade de fazer o que tem que ser feito de forma mais rápida, para modernizar Estado", afirmou Cairoli. É esperado que o governador anuncie sua disposição para concorrer à reeleição na convenção do MDB, no próximo domingo, 5. O PSD terá 17 candidatos a deputado federal - em coligação com PSC, PRP, PMN e PTC - e 20 a deputado estadual - com PR, Patriota e DC.

O PV confirmou o apoio a Jairo Jorge (PDT) e a indicação do empresário Cláudio Bier como vice na chapa do pedetista. Bier havia sido anunciado pré-candidato a vice-governador em abril e essa será sua primeira eleição. "O Jairo me convenceu que sou um bom vice e me considero um bom administrador. E com a capacidade administrativa que o Jairo tem e com a minha ajuda será a união do capital com o trabalho", disse Cláudio Bier na convenção. O PV terá 60 candidatos a deputado estadual e um a deputado federal nas eleições.

Além da oficialização da aliança com o PDT, o Solidariedade lançou Sandra Weber como candidata ao Senado na chapa de Jairo Jorge. Sandra é médica, ex-vereadora e ex-vice-prefeita da cidade de São Gabriel, no interior do RS. "Política é tudo e essa gente está aqui para trazer o resgate que nós precisamos, através de uma candidatura vitoriosa para o bem de todos - para o bem do Rio Grande e para o futuro do País", disse a candidata na convenção. O Solidariedade terá 67 candidatos a deputado estadual e um a deputado federal.

O PPL também oficializou o apoio a Jairo Jorge e anunciou nominata de 23 candidatos a deputado federal e seis candidatos a deputado estadual.

Pontos moeda