Eleições 2018

Política

Ricardo Ferraço diz que PSDB vai apoiar Casagrande

O anúncio foi feito em conjunto entre PSDB, DEM e PDT, que decidiram ir em bloco para a coligação dos socialistas. Sobre Hartung ser candidato, o tucano afirmou não se pronunciar sobre "especulação"

Alex Pandini

Redação Folha Vitória
Ricardo Ferraço, ladeado por Sérgio Vidigal e Renato Casagrande, durante anúncio de apoio de PSDB, DEM e PDT à candidatura do PSB ao governo do estado | Foto: Folha Vitória

O PSDB, o PDT e o DEM se reuniram nesta terça (24), na sede estadual do PSB, em Vitória, para anunciar oficialmente o apoio das três siglas à candidatura de Renato Casagrande ao governo nas eleições de outubro. O anúncio foi uma mera formalização de um acordo que já estava fechado desde ontem. 

Os três partidos formaram um bloco e vão agora discutir as coligações proporcionais, as famosas "pernas" para federal e estadual. Além de Ricardo Ferraço e Renato Casagrande, participaram da reunião o presidente do PSB no ES, Luiz Carlos Ciciliotti e outros dirigentes estaduais da sigla, o vice-presidente do DEM, Theodorico Ferraço, o presidente e o secretário-geral do PDT, Sérgio Vidigal e Weverson Meireles, o deputado do PSB Bruno Lamas, entre outras autoridades.

Hartung rouba a cena

No entanto, as especulações em torno da possível candidatura do governador Paulo Hartung (MDB) à reeleição, que surgiram em meio à reunião, causaram surpresa e um certo constrangimento ao grupo. Na semana passada, Hartung anunciou que iria "passar o bastão" e não concorreria a um novo mandato. Agora, fontes do Folha Vitória confirmam que Hartung teria se reunido no início do dia com alguns dirigentes partidários e afirmado ter voltado atrás da decisão. O objetivo seria reunificar a base governista, que se esfarelou após o anúncio da desistência. O vice-governador, César Colnago, seria o responsável por amarrar os partidos novamente em torno do nome de Hartung.  

Especulação

Acontece que Colnago é o presidente estadual do PSDB. Diante dessa contradição, ao final da reunião ficou uma dúvida no ar, sobre se Ricardo Ferraço falava realmente em nome do partido dele. À imprensa, Ferraço disse que "o nosso candidato é o Casagrande, eu não falo sobre especulação", e se retirou em seguida. 

Pontos moeda