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Ação mira fraudes na compra de testes de covid-19 no Distrito Federal

Política

Ação mira fraudes na compra de testes de covid-19 no Distrito Federal

Operação 'Falso Negativo' faz buscas em 74 endereços do DF e de sete estados, incluindo o Espírito Santo, em investigação sobre contratos de R$ 73 milhões

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação MPF-DF
Testes comprados  pelo governo do DF teriam sido superfaturados

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quinta (2) a Operação Falso Negativo, para apurar irregularidades na compra de testes para a covid-19 pelo governo do DF. Segundo os investigadores há fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que os testes comprados ‘seriam imprestáveis para a detecção eficiente ou de baixa qualidade na detecção’ do novo coronavírus.

Segundo a Promotoria do DF, ao todo são cumpridos 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em mais sete Estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As ordens foram expedidas pela Justiça Estadual e os MPs estaduais dão apoio às ações.

Entre os alvos da operação está o subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF, Iohan Andrade Struck. A casa do servidor foi alvo de buscas. O diretor do Laboratório Central do DF, Jorge Antônio Chamon Júnior, também é alvo da investigação.

A investigação mira contratos que somados ultrapassam R$ 73 milhões e foram fechados por meio de dispensa de licitação, diz o MP-DF. A Promotoria investiga suposto superfaturamento de R$ 30 milhões.

A ‘falso negativo’ investiga os crimes de organização criminosa, fraude em licitação, cartel, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DO DF

“Todos os testes comprados, recebidos através de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Anvisa e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal. Quanto aos preços, representam os valores praticados no mercado e as compras foram efetuadas avaliando as marcas apresentadas, os certificados de qualidade e os menores preços apresentados pelas empresas nas propostas.”