Política

Cursos de formação para carreiras de segurança são considerados essenciais

Deputados aprovaram projeto do delegado Danilo Bahiense que permite dar andamento à formação de aprovados nos concursos da Pm e da Polícia Civil

Foto: Reprodução /Youtube

A assembleia aprovou projeto que determina que os cursos de formação profissional para ingresso em carreiras relativas `segurança pública sejam considerados como atividade essencial em períodos de calamidade pública. O texto agora segue para sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

Na defesa feita por Bahiense,  ele chamou a atenção para a necessidade de as atuais seleções em carreiras das polícias Civil e Militar, em andamento há quase dois anos, serem finalizadas. Segundo o deputado, é grande o déficit de agentes de segurança no Estado. "Lamentavelmente o quadro organizacional da Polícia Civil deveria ter hoje 3.850 servidores. Nós estamos com 2.030 servidores e com mais de 300 com abono permanência. Com isso, muitas delegacias da Grande Vitória estão fechadas", disse.

Danilo Bahiense também chamou atenção para o cuidado que deve haver para que não ocorra contaminação de alunos desses cursos de formação. "Queremos que os novos servidores da segurança possam estar trabalhando o quanto antes em prol da população capixaba e isso será um grande avanço. Claro que temos de resguardar os futuros profissionais e assim o fizemos com este texto". 

O deputado, que trabalhou por mais de 30 anos na Polícia Civil como delegado, afirmou que há possibilidade de ampliação das vagas dos concursos em andamento. "Conversei com o delegado-geral, José Darcy Arruda, e ele me informou que enviará ao governo o pedido para ampliar as vagas do concurso em andamento. Estamos confiantes que isso ajudará a reduzir o déficit".

Pontos moeda