Política

Vereadores de Guarapari aprovam lei que proíbe fogos de artifícios sonoros no município

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Grijó e foi aprovado pela Câmara Municipal

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação

As festas e eventos em Guarapari, incluindo o Réveillon, não terão mais fogos de artifícios sonoros como parte da atração. A proibição desta prática foi aprovada pela Câmara Municipal de Guarapari no dia 02 de julho. Os fogos luminosos seguem permitidos.

A proposta da proibição foi apresentada pelo vereador Marcos Grijó (PDT), através do Projeto de Lei 64/2020. Segundo o parlamentar, a reclamação já havia sido colocada em pauta no ano passado durante uma audiência pública. “Os barulhos provocados pelos fogos atrapalham a qualidade de vida das crianças autistas, idosos e acamados. Assim como perturba muito os animais”.

Foto: Arquivo Folha Online
Marcos Grijó (PDT)

Grijó acrescentou que é necessário se colocar no lugar do outro e dar voz aos invisíveis a sociedade. “As mães de autistas sofrem muito. Eles ficam mais sensíveis e agitados com o barulho. Os acamados também são atingidos, não conseguem descansar”.

De acordo com o vereador, o projeto agora segue para a sanção do Prefeito, que deve acontecer sem problemas. “A não utilização dos fogos de artifício de efeito sonoro já era recomendada pela Prefeitura de Guarapari desde o ano passado”.

Pontos moeda