PP mantém apoio a Pazolini e indicação de vice será da direção estadual
O diretório municipal do Progressistas (PP) de Vitória arquivou o pedido da ex-deputada federal Soraya Manato
O presidente estadual do Progressistas (PP), deputado Josias Da Vitória, afirmou que o caminho do partido deve ser a composição com o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na eleição da capital e que a indicação de vice deve partir do diretório estadual.
O diretório municipal do Progressistas (PP) de Vitória arquivou o pedido da ex-deputada federal Soraya Manato de ter o nome avaliado como candidata do partido à prefeitura.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Da Vitória destacou, em nota, que há uma resolução partidária que dá à direção executiva estadual do PP a palavra final sobre a decisão de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e coligações firmadas nos municípios.
O Progressistas tem sinalizado o interesse na vaga de vice na chapa do atual prefeito. Os nomes da ex-presidente da Findes, Cris Samorini (PP), e do presidente da Câmara Municipal, Leandro Piquet (PP), aparecem contados nos bastidores.
LEIA TAMBÉM: PF negocia delações premiadas em inquérito sobre 'Abin paralela' no governo Bolsonaro
O presidente estadual do Republicanos, o ex-deputado Erick Musso, confirma que tem conversado com duas siglas, o Progressistas e o Novo (cuja indicação é o ex-secretário Aridelmo Teixeira) para escolher vice, mas a decisão só vai ser divulgada em agosto.
Da Vitória lembra que as conversas com o Progressistas tiveram início no ano passado. Em geral, as conversas são tocadas por ele e pelo primeiro vice-presidente da sigla, deputado federal Evair de Melo.
LEIA TAMBÉM: Vote em qual deve ser a prioridade para seu município
Os progressistas tem dialogado com o atual prefeito, Lorenzo Pazolini, e com Musso.
"A convergência entre Progressistas e Republicanos tende a ser o caminho adotado pela Comissão Executiva Estadual no momento previsto no calendário eleitoral e após o partido político Republicanos e o prefeito Pazolini oficializarem a candidatura”, diz Da Vitória.
A ex-deputada Soraya Manato surpreendeu o mercado político ao se colocar como pré-candidata nesta semana, em carta enviada ao diretório municipal e estadual, mesmo o partido já tendo sinalizado o interesse na composição com Pazolini.
O diretório municipal Progressistas arquivou ontem, como publicado na coluna De Olho no Poder, o pedido da ex-parlamentar.
O presidente estadual do PP, contudo, ressalta que há uma resolução emitida no ano passado pelo partido para disciplinar a escolha interna.
“Conforme a resolução, a decisão de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e/ou celebração de coligação nos municípios, será, obrigatoriamente, precedido de autorização da Comissão Executiva Estadual", frisa o deputado.
Até o momento, a Direção Estadual do Progressistas não deliberou com o Diretório Municipal. "No momento oportuno a presidência Estadual reunirá a Executiva Estadual, nos termos do Estatuto e da Resolução Progressistas-ES Nº 001/23, para realizar a deliberação final”, finaliza Da Vitória.