"Bolsa social é quitação de dívida com o povo", diz economista em Sabatina na Rádio Vitória

Política

"Bolsa social é quitação de dívida com o povo", diz economista em Sabatina na Rádio Vitória

A professora doutora Arilda Teixeira, que foi sabatinada na Rádio Vitória nesta terça-feira (19) considera a política de transferência de renda um dos meios para o desenvolvimento econômico

Sabatina da Rádio Vitória debateu o desenvolvimento econômico Foto: Folha Vitória

Durante a Sabatina da Rádio Vitória, realizada nesta terça-feira (19), a professora doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia Arilda Teixeira elencou as ferramentas que considera fundamentais para o desenvolvimento econômico do País, destacando entre elas as bolsas sociais: “os programas de transferência de renda são importantes para corrigir o déficit que o País tem com seus cidadãos desde o descobrimento e são fundamentais pra acabar com a miséria”, defendeu Arilda.

Além disso, a especialista citou também o incremento da educação para qualificar a mão de obra em até 50 anos, transparência no ambiente de negócios do Brasil e uma maior austeridade no âmbito fiscal como agentes diretos para o desenvolvimento econômico que, segundo a doutora, “é o avanço qualitativo da capacidade de produzir de um país agregado a distribuição dos benefícios à sociedade”.

Equilibrar e estabelecer prioridades

A professora comparou a economia nacional com a administração de uma casa. “Se o aluguel aumentou e o salário não, eu não posso ir passear. Se precisa gastar mais, precisaremos cortar outros gastos. Por isso é preciso estabelecer prioridades e ter coragem para cumpri-las”, afirmou.

Arilda dividiu os gastos públicos em três grupos: gastos de transferências de renda que o governo faz à sociedade; de investimento, que amplia a capacidade de produzir e gastos de custeio com a máquina estatal, que mantém a estrutura do Governo funcionando. “Em 2013 o custeio cresceu mais que os outros dois gastos”, informou.

“Quando o governo não gasta bem o dinheiro público, ele se endivida e para pagar a dívida ele pega dinheiro da sociedade, o que aumenta a taxa de juros e a volta da inflação, que empobrece as pessoas”, completou a especialista.

Cenário capixaba

Arilda Teixeira, que também é coordenadora executiva da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), acredita que a diversificação e a internacionalização da produção capixaba é fundamental para a economia do Estado. 

“O empresariado capixaba deve entender que o mundo é maior que o Estado e absorver o conceito econômico de sustentabilidade: uma atividade econômica deve ser capaz de se pagar a por isso ter vida longa. Para isso é necessário planejamento e mensuração de risco de perceber a oportunidade e colocar o estado num patamar que sobressaia mais no cenário nacional e internacional”.

Para a professora, o Estado também precisa diferenciar sua estrutura produtiva e dar atenção para setores que temos condições de desenvolver a capacidade produtiva, como o turismo. “O Espírito Santo tem um potencial muito grande nesse setor, integrante da indústria de serviços, que vem crescendo 7,5 a 8% ao ano e poderia potencializar o PIB capixaba”. 

Segundo Arilda, cabe ao Governo promover obras de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo e à iniciativa privada interesse em transformar lazer em renda.

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play. 

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado

26/08 - Paulo Hartung - PMDB
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT

Sabatina candidatos ao Senado Federal

28/08 – Raphael Furtado - PSTU
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV