Política

Leitores acompanham sabatina pelo aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória

Baixe já o app gratuito que vai ajudar você a definir o seu voto! E ainda fique muito bem informado sobre o processo eleitoral no Espírito Santo no hotsite sobre as eleições

Leitores aprovaram o novo aplicativo Foto: Divulgação

Agora não tem desculpa. Quem quiser se informar sobre os candidatos às eleições de 2014 no Espírito Santo já tem a ferramenta na palma da mão. Na tarde desta terça-feira (26), o candidato ao Governo do Estado, Paulo Hartung (PSDB) participou do primeiro dia de sabatina aos postulantes ao Palácio Anchieta. Através do aplicativo Eleições Folha Vitória, os leitores puderam acompanhar ao vivo as perguntas realizadas ao ex-governador.

Para o professor universitário Rafael Simões, que instalou o app e acompanhou a sabatina, o aplicativo, além de informar, tem um cunho democrático. “Achei excelente. Acompanhei o começo, meio e o fim. Foi ótimo. É um instrumento moderno de acompanhamento de um assunto muito importante. Hoje em dia, todas as pessoas usam o celular. É extremamente democrático.O aplicativo permite que qualquer cidadão saiba sobre a sabatina”, disse.

Formando em História, o professor compara a ferramenta a Ágora da Grécia Antiga, local onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade. “ Podemos dizer que este aplicativo é a Ágora virtual. Basta aos cidadãos baixar a plataforma e ficar por dentro de todas as propostas. É um ótimo avanço para a democracia. É interessante porque as pessoas podem fazer perguntas, o que instiga ainda mais a ocasião. Com esse tipo de incentivo, a democracia só tem a ganhar”, afirmou.

O aplicativo é gratuito e está disponível para usuários de aparelhos smartphone com sistema Android na Google Play. Usuários do iPhone também podem baixar na App Store.

A Doutora em Administração, Graziela Fortunato, avaliou o desempenho do novo produto jornalístico e salientou detalhes. “ Eu gostei por vários motivos. Primeiro porque é muito simples de acessar, basta baixar e pronto. Depois porque funciona muito bem. Os comentários em tempo real são ótimos, pois são rápidos. Você não precisa se prender ouvindo. Um aspecto que deixa ainda mais interessantes é o esquema de histórico. Se você estiver acompanhado e por alguns segundos tiver que deixar o celular, basta no seu retorno olhar o que foi dito. Sem contar que se amanhã ou depois, quando o candidato for eleito, se ele não cumprir o que falou, você pode cobrar, porque fica escrito. É como se fosse um documento”, explica.

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou o hotsite especial sobre as eleições 2014. Por meio das duas plataformas, o eleitor capixaba pode acompanhar e interagir com a Rede Vitória- rádio, TV e jornal online- sobre as Eleições 2014.

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Foto: Divulgação

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play. 

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
26/08 - Paulo Hartung - PMDB
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT

Sabatina candidatos ao Senado Federal
28/08 – Raphael Furtado - PSTU
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda