Política

Primeiro voto, jovem acompanha sabatina através do aplicativo Eleições Rede Vitória

Consciente da responsabilidade, a estudante baixou o aplicativo Eleições Rede Vitória, e acompanhou, na tarde desta quinta-feira (28), a sabatina com o candidato ao Senado

Leitora jovem usará ferramenta para definir candidato Foto: Divulgação

As eleições estão chegando e muitos jovens terão a oportunidade de votar pela primeira vez. Quem tem entre 16 e 17 anos também pode votar, mesmo sendo facultativo, ou seja, o voto não é obrigatório. O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, incorporado à Constituição de 1988. Entre os adolescentes que votarão pela primeira vez em outubro, está a estudante Ana Paula Souza, de 16 anos.

Consciente da responsabilidade, a estudante baixou o aplicativo Eleições Rede Vitória, e acompanhou, na tarde desta quinta-feira (28), a sabatina com o candidato ao Senado Raphael Furtado (PSTU). Para Ana Paula, o aplicativo ajuda compreender o cenário político capixaba e esclarece dúvidas. “Eu sempre achei muito importante votar. Eu sei que não preciso votar, estou protegida por lei. Mas acho importante, já que vivemos em uma democracia representativa. Me preocupo com quem vai me representar no governo. E o aplicativo me proporcionou isso. Vi o que pensa o candidato e isso com certeza vai me ajudar na hora de decidir”, conta.

Integrante da geração dos protestos de junho, a jovem que ainda não tinha vivenciado a atuação política e, agora, com o título de eleitor em mãos terá a chance, conta que acompanhará todas as sabatinas e pretende compartilhar as experiências com os amigos. “ Virou meu app favorito. É democrático, não exclui o jovem. Achei interessante a ferramenta “gostei” e “não gostei”. Amanhã vou mostrar aos meus colegas da escola. Espero que o aplicativo seja eficiente a eles como foi para mim”, afirma. 

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play. 

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT

Sabatina candidatos ao Senado Federal
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda