Política

Líder do DEM aposta em recondução de Janot à PGR por ampla maioria

Redação Folha Vitória

Brasília - Logo após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter ficado em primeiro lugar na votação da lista tríplice feita pela categoria, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), afirmou que aposta numa recondução dele ao cargo com o apoio de "ampla maioria" de votos dos senadores. Para ele, o atual chefe do Ministério Público Federal merece o "nosso reconhecimento" para dar continuidade ao trabalho que vem desempenhando.

Na eleição realizada hoje pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Janot foi o candidato mais bem votado, com 799 votos. A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff encaminhe ao Senado a indicação do atual procurador-geral para mais dois anos de mandato.

Reportagem do Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, do dia 19 de julho apontou que Janot corre chances reais de ter o nome barrado pelo Senado em votação secreta. A indisposição dos parlamentares com ele, que já havia diante do fato de que 13 senadores são investigados pela Operação Lava Jato, aumentou depois da busca e apreensão de Fernando Collor (PTB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Fernado Bezerra (PSB-PE). Na ocasião, três importantes líderes aliados admitiram que há dificuldades para Janot ser reconduzido.

"Pelo que tenho conversado no plenário, ele terá uma ampla maioria dos votos", disse Caiado. "É preciso manter essa política de assepsia para resgatar o prestígio das classes política e empresarial do País e fazer com que a sociedade volte a ter esperança", completou.

Pontos moeda