Política

OAB julga pedido de cassação de Dirceu

Processo segue em sigilo, por isso não foi informado o autor do pedido e sua motivação. O julgamento poderá ser adiado por pedido de vista de um dos integrantes do colegiado

Redação Folha Vitória
Pedido de cassação de OAB de Dirceu será apreciado por conselho de entidade Foto: Divulgação

São Paulo - O conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reúne na tarde desta segunda-feira, 24, em São Paulo para julgar o pedido de cassação do registro de advogado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

O processo segue em sigilo, por isso não foi informado o autor do pedido e sua motivação. O julgamento poderá ser adiado por pedido de vista de um dos integrantes do colegiado.

Dirceu formou-se em Direito pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1983, poucos anos depois de retornar do exílio e ser beneficiado pela Lei da Anistia.

Condenado no processo do Mensalão a 7 anos e onze meses de prisão por corrupção, o ex-ministro cumpria pena em regime domiciliar quando, no dia 3 de agosto deste ano, foi preso preventivamente por ordem da Justiça Federal por suposto envolvimento no esquema da Lava Jato. Ele ainda permanece na Custódia da Polícia Federal, em Curitiba.

O Conselho da Ordem é formado por 80 membros fixos e 80 suplentes. É necessária maioria absoluta de votos para que seja declarada a inidoneidade de Dirceu, provocando o cancelamento de seu número de OAB e a consequente exclusão da entidade.

Pontos moeda