Política

Procuradoria Geral Eleitoral dá parecer favorável à criação da Rede

Agora, o relator do pedido no TSE, ministro João Otávio Noronha, produzirá seu voto com base no parecer da Procuradoria e levará o processo para ser avaliado no plenário do TSE

Parecer da Procuradoria pela criação do Rede segue para o TSE Foto: Divulgação

A Rede Sustentabilidade deu mais um passo rumo a sua criação. A Procuradoria Geral Eleitoral emitiu um parecer favorável ao registro do partido, após fazer a análise desse pedido por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com essa decisão, o próximo passo agora é o tribunal agendar a data do julgamento referente à legalização da legenda.

O posicionamento em favor da Rede foi expedido no fim da tarde desta terça-feira (25). Agora, o relator do pedido no TSE, ministro João Otávio Noronha, produzirá seu voto com base no parecer da Procuradoria e levará o processo para ser avaliado no plenário do TSE. A expectativa é de que o processo sobre a criação seja julgado no início de setembro.

O novo pedido de registro da Rede foi entregue no dia 28 de maio ao TSE. Junto com essa solicitação, o partido encaminhou mais 56.128 assinaturas, recolhidas durante as campanhas de coleta realizadas desde o início de 2015, por meio dos mutirões de Verão e de Carnaval e através da mobilização da militância. Essas fichas haviam sido certificadas pelos cartórios eleitorais do país.

Deste total encaminhado nessa ocasião, a Sedap (Seção de Gerenciamento de Dados Partidários) do TSE validou 55.793 assinaturas. Ou seja, a perda acumulada pela Rede foi de apenas 0,6% do montante enviado ao tribunal. Essas fichas se somarão às 442.524 já reconhecidas pela Justiça Eleitoral, que estão juntas com o processo de criação do partido.

Logo após o fim do recesso no Judiciário, o relator do pedido no TSE encaminhou o processo para a Procuradoria dar o seu parecer, que foi favorável. Assim que tivermos nosso registro, a Rede organizará uma ampla campanha de filiação dos militantes, dos pré-filiados e das principais personalidades públicas do partido.

Pontos moeda