Política

Lewandowski suspendeu sessão por 5 minutos após discussão entre senadores

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu na manhã desta terça-feira, 30, por cinco minutos, a sessão do julgamento final do impeachment da presidente da República afastada, Dilma Rousseff, após discussão entre senadores. O líder do governo Michel Temer na Casa, Aloysio Nunes (PSDB-SP), e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) trocaram insultos no plenário.

A confusão começou após a fala da advogada de acusação Janaína Paschoal. Nunes fez uma intervenção, reclamando que o deputado José Guimarães (PT-CE), que acompanha a sessão dentro do plenário do Senado, foi desrespeitoso ao chamar Janaína de "golpista". "Golpistas foram aqueles que saquearam a Petrobras. Golpistas são vocês", afirmou o líder do governo Temer.

Nunes pediu que Lewandowski mandasse a polícia legislativa retirar Guimarães, caso ele não se comportasse em plenário. "Não tenho medo de você", repetia Aloysio Nunes apontando o dedo para Guimarães, que estava sentado no fundo do plenário. Senadores aliados de Dilma tentaram intervir na situação. Foi aí que o tucano e Fátima Bezerra trocaram insultos de "golpistas".

Quando a sessão foi retomada, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez uma questão de ordem pedindo ao presidente do STF que ordenasse que Aloysio Nunes se retratasse. Segundo ela, Dilma falou em "golpe" em discurso nessa segunda-feira, 29, no Senado, mas dentro do processo legal. "Estamos todos equilibrados, apesar de sermos vítimas", afirmou.

Pontos moeda