Governo do Estado vai construir duas novas barragens em Santa Teresa

O Governo do Estado segue planejando intervenções no Estado para reduzir os impactos da seca. Nesta sexta-feira (4), o governador Paulo Hartung assinou ordem de serviço para a construção de duas barragens no município de Santa Teresa.

Com investimento de mais de R$ 1,6 milhão, as barragens terão capacidade para armazenar juntas cerca de 200 milhões de litros de água: 91,5 milhões no reservatório de Itanhanga e 108 milhões no de Rio Perdido II. A previsão é que as obras estejam concluídas em seis meses.

Segundo Hartung, construir reservatórios é fundamental para atravessar os períodos de escassez. “Em plena crise socioeconômica, estamos fazendo um conjunto de reservatórios de água de meio porte para enfrentar os longos períodos sem chuvas. O essencial é preservamos nossas coberturas florestais e nascentes, mas construir reservatórios é fundamental para atravessar os períodos de escassez e minimizar os impactos. Temos que mudar nossa cultura e forma de consumo dos recursos naturais. Temos que ser mais conscientes e equilibrados”, alertou o governador.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Agricultura para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.