Política

Primeira-dama Marcela Temer 'tropeça' ao discursar em evento

Redação Folha Vitória

Brasília - Amparada pelo presidente Michel Temer para descer a rampa presidencial rumo ao salão nobre do Palácio do Planalto, a primeira-dama Marcela Temer usou a tribuna, nesta segunda-feira, 28, durante o lançamento do Programa Nacional do Voluntariado, para um discurso de pouco mais de três minutos, no qual não escondeu o nervosismo e chegou a errar uma das falas.

Não havia teleprompter à disposição da primeira-dama. Marcela tentava demonstrar naturalidade ao ler seu discurso, ao mesmo tempo em que olhava para plateia, o que acabou provocando um tropeço na fala.

"Devemos nos orgulhar dos cidadãos que em situações de adversidade se unem para auxiliar o próximo. Seja um momento de calamidade em alguma região do Brasil ou fora do País", disse. Depois repetiu: "Seja no momento de calamidade e ou até mesmo seja combatendo a discriminação social, ética, religiosa ou de gênero".

Temer, que acompanhou o discurso com atenção, ao fim da fala da mulher, evitou cumprimentá-la com um beijo, preferindo um aperto de mão. Marcela, que foi alçada à madrinha do Programa Criança Feliz, não costuma comparecer a muitos eventos no Planalto, mas é acionada em situações que destacam trabalhos sociais do governo.

De vestido cinza escuro acinturado, Marcela disse que "ser voluntário é sobretudo um ato de amor". "Abdicar de seu tempo para ouvir e ajudar alguém é a maior demonstração de altruísmo que um ser humano pode dar. Um simples gesto, que independe de recursos financeiros e materiais, como uma palavra amiga, tem poder de mudar o mundo", afirmou.

Convite

Pela manhã, a primeira-dama postou vídeo em sua conta oficial do Instagram convidando seus seguidores a assistir à solenidade pela TV ou pela internet. "Olá, pessoal, bom dia. Hoje é um dia muito especial. O Dia Nacional do Voluntariado", disse Marcela, que adotou um visual mais despojado: usava camiseta regata verde.

O Programa Nacional do Voluntariado lançado por Temer marcou a celebração do Dia Nacional do Voluntariado, instituído em 1985 pelo então presidente José Sarney. O governo anunciou ainda a criação de um prêmio anual para reconhecer empresas e cidadãos que desenvolvem atividades voluntárias de relevante interesse social no Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda