Eleições 2018

Política

Convenções: Rede confirma Rose, e DEM apoia Casagrande

O DEM vai priorizar as reeleições de Theodorico Ferraço à Assembleia e Norma Ayub à Câmara. Na Rede, chamou atenção a ausência do pré-candidato a senador Fabiano Contarato

Convenção da Rede Sustentabilidade no ES foi feita na Serra, e oficializou apoio a Rose de Freitas (Podemos) | Foto: Divulgação

Na noite da última quarta (1) mais dois partidos realizaram convenções para homologar os nomes dos candidatos para os cargos majoritários e proporcionais das eleições de outubro no Espírito Santo.

Rede

A Rede Sustentabilidade, em evento no centro comunitário de Laranjeiras, na Serra, confirmou o apoio à Rose de Freitas (Podemos). Ainda na terça, o presidente do partido, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, havia assinado um documento conjunto com outros sete partidos oficializando apoio à candidatura dela ao governo do estado. Também ficou definido que o partido terá 10 candidatos a deputado federal e 32 a estadual. Na convenção, também foi deliberado que a definição sobre as coligações proporcionais, as chamadas "pernas", vai ficar a cargo da executiva estadual do partido, que tem até domingo (5) para fazer as alianças. A intenção da sigla é eleger ao menos um deputado federal e dois estaduais, além de garantir um palanque no estado para a candidatura de Marina Silva à presidência da república.

Ausência de Contarato

Na convenção, que contou com a presença de Rose, ficou evidente a ausência do pré-candidato redista ao Senado, o delegado Fabiano Contarato. Há rumores de que ele estaria insatisfeito com o risco de ter de desistir da candidatura majoritária e "descer" para a disputa à Câmara, devido à possibilidade de aliança da chapa de Rose com o PR, do senador Magno Malta, que busca a reeleição.

O porta-voz da Rede no estado, André Toscano, disse que Contarato não esteve presente por questões pessoais (Contarato está em viagem à Itália), mas enviou procuração confirmando o nome dele ao cargo de senador.

DEM

Também na noite de quarta o Democratas realizou a convenção estadual, na sede do partido. O DEM confirmou as tratativas feitas na semana passada e oficializou o apoio ao nome do ex-governador Renato Casagrande ao Palácio Anchieta, bem como a formação de um bloco para a "perna" federal junto com PDT e PSDB. 

Integrantes da executiva do PSB, Theodorico Ferraço e Norma Ayub, Vidigal e Ricardo | Foto: Divulgação: Bárbara Caldeiras

Ao todo, o DEM terá 15 candidatos a estadual e oito a federal, e as prioridades são a reeleição de Norma Ayub à Câmara Federal e de Theodorico Ferraço à Assembleia Legislativa.

Casagrande não compareceu à convenção dos novos aliados, pois estava em uma agenda em Brasília. Ele foi representado pelo presidente estadual do PSB, Luiz Carlos Ciciliotti. Também marcaram presença o senador Ricardo Ferraço (PSDB), que liderou a aproximação com Casagrande, e o deputado federal e presidente do PDT no ES, Sergio Vidigal.

Na última quarta o PSB nacional definiu neutralidade com relação ao apoio à candidatura do pedetista Ciro Gomes. Os socialistas ainda abriram mão de ter candidato a governador nos estados de Pernambuco e Minas Gerais, num acordo de cúpula com o PT, que tem como prioridade a disputa pelo cargo nos dois estados. Para os dirigentes de PDT e PSB no ES, a costura não interfere nas alianças locais.


Pontos moeda