Eleições 2018

Política

Presidente nacional do PRB diz que Amaro vai ser candidato a deputado federal

A decisão de retirar a candidatura ao Senado teria sido tomada em consenso no partido, durante a convenção nacional do PRB na tarde desta quarta em Brasília

Alex Pandini

Redação Folha Vitória

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, confirmou ao Folha Vitória que o partido prefere ter uma candidatura do deputado estadual Amaro Neto à Câmara dos Deputados, e não ao Senado. 

A troca foi discutida nesta quarta (1), durante a convenção nacional do partido. Segundo Pereira, a eleição da majoritária será mais disputada e, apesar de ter chances de vitória, o caminho para deputado federal é "mais tranquilo" para Amaro.

Amaro Neto e o presidente licenciado do PRB no ES, Roberto Carneiro, que estiveram em Brasília para a convenção, foram procurados pelo Folha Vitória, mas responderam que estão no voo de volta ao estado e só falarão assim que o avião pousar. Outro dirigente do partido no ES, Devanir Ferreira (pré-candidato a deputado federal), também foi procurado, mas disse que apenas o presidente nacional poderia falar sobre o assunto.

Convenção

A mudança repentina gerou especulações sobre o motivo de retirar uma candidatura competitiva, que está praticamente empatada com os outros dois concorrentes à frente das pesquisas: Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB). Neste pleito, há duas vagas disponíveis ao Senado. Nesta quarta, o PRB oficializou apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à presidência da república. Marcos Pereira descarta que haja relação entre os fatos. Sem Amaro na disputa, Magno e Ricardo se tornam franco favoritos para a reeleição de ambos.

 No mês passado, o PRB retirou a candidatura de Flavio Rocha à presidência, segundo Marcos Pereira, em nome de uma candidatura de consenso com o centro. "O país não pode flertar com os extremos, e por isso é fundamental que as forças de centro se unam num único projeto", disse à época.

Pontos moeda