Quase 60% dos eleitores brasileiros ainda não sabem em quem votar para presidente
Números foram revelados na pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta-feira (02)
A dois meses das eleições presidenciais, mais da metade dos eleitores brasileiros não sabe em quem vai votar ou vai votar em branco ou nulo. É o que revela a primeira pesquisa CNI/Ibope de intenção de voto no pleito 2018. Na pergunta espontânea, quando não são apresentados nomes dos pré-candidatos, 59% dos eleitores não indicaram nenhum presidenciável, sendo que desses, 31% disseram que votarão branco ou nulo e 28% não souberam ou não quiseram responder.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes de prováveis candidatos, dois cenários foram analisados. Um cenário com e outro sem o ex-presidente Lula, preso desde 07 de abril, pela Operação Lava Jato, no caso do triplex em Guarujá, litoral de São Paulo. Quando o petista não é apresentado como uma das opções, a disputa é encabeçada por Jair Bolsonaro (PSL), com 17% da intenção de votos. Com pequena diferença, Marina Silva, a candidata da Rede Sustentabilidade aparece em segundo lugar, com 13% da preferência. Ciro Gomes (PDT), ocupa a terceira posição, com 8%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 6% e Álvaro Dias (Podemos), que ficou com 3%.
No cenário em que Lula aparece, ele venceria as eleições, com 33% da intenção de votos. Jair Bolsonaro teve 15% da preferência, Marina Silva, 7%, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin aparecem empatados com 4%. O gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, destacou que o que mais chamou a atenção no levantamento foi o fato de em todos os cenários, com pesquisa estimulada ou não, a maioria dos eleitores ainda estarem indecisos.
"O eleitor não encontrou aquele candidato que ele sonha. A decisão vai acontecer muito mais próxima da eleição que nas eleições anteriores. A gente percebe que a maioria dos eleitores não conhece os candidatos e suas propostas. Até entre os que já escolheram candidatos, ainda há alguma indecisão", afirma Renato da Fonseca.
O levantamento revelou ainda, como os eleitores vão buscar informações sobre os candidatos. 62% disseram que vão prestar muita atenção na televisão, sendo que desse total, 25% vai utilizar essa ferramenta de forma exclusiva. Entre os entrevistados, 16% respondeu que vai usar apenas a internet, incluindo redes sociais, blogs e sites. Apenas 5% dos eleitores disseram que vão usar exclusivamente a internet para conhecer melhor os presidenciáveis. A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.000 pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, em todo o país, e detalha informações sobre o perfil do eleitor que vai votar em outubro.