Eleições 2022: quais são os 7 nomes que disputam o governo do ES
Desse total de postulantes ao cargo de governador, dois ainda não definiram quem serão os candidatos a vice em suas respectivas chapas; veja a lista
As convenções partidárias autorizadas pela Justiça Eleitoral começaram no dia 20 de julho e chegaram ao fim na última sexta-feira (05), prazo final para que os partidos lançassem os seus futuros candidatos aos seguintes cargos: presidente da República, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e, também, deputado federal e estadual.
Com o término das convenções, e se nada mudar até o próximo dia 15 de agosto, que é a data-limite para que os partidos registrem suas candidaturas nos tribunais eleitorais, o mercado político do Espírito Santo já tem a definição de quem são os nomes que irão disputar o voto dos eleitores capixabas, no pleito de outubro, para comandar o Palácio Anchieta a partir de janeiro de 2023.
Ao todo, sete nomes se apresentam como opções para o eleitorado; desse total de postulantes ao cargo de governador, dois ainda não definiram quem serão os candidatos a vice em suas respectivas chapas.
No dia 2 de outubro de 2022 acontece o primeiro turno das eleições. Já o segundo turno, em caso de necessidade, está agendado para o dia 30 do mesmo mês.
Esta matéria será atualizada à medida que os nomes dos vices forem confirmados.
Veja os nomes:
1. Aridelmo Teixeira (Novo)
Aridelmo Teixeira é economista. Essa será a segunda vez que ele disputa o governo do Estado. Nas eleições de 2018, foi apenas o quinto colocado no pleito, com 62.821 votos. A jornalista Camila Domingues será a vice na chapa que é puro-sangue, ou seja, sem coligações.
2. Audifax Barcelos (Rede)
Audifax é formado em Economia. Foi prefeito da cidade da Serra, na Grande Vitória, por três mandatos entre os anos de 2005 a 2008 e de 2013 a 2020. Durante convenção de seu partido, realizada no último dia 30, o ex-prefeito afirmou que o nome do candidato a vice-governador em sua chapa será anunciado até o próximo dia 15 deste mês.
3. Carlos Manato (PL)
Carlos Manato é médico e ex-deputado federal. Essa é a segunda vez que Manato concorre ao cargo de governador do Espírito Santo. Ele disputou a mesma vaga em 2018, obtendo 525.973 votos, ficando em segundo lugar no pleito. O empresário Bruno Lourenço (PL) será o vice na chapa do ex-deputado.
4. Cláudio Paiva (PRTB)
Claudio Paiva é administrador e consultor empresarial; antes de colocar seu nome à disposição do PRTB para disputar o governo do Estado, Cláudio tentou se eleger prefeito de Guarapari, nas eleições municipais de 2020. O advogado Marco Aurélio Ferreguetti (PRTB) será o candidato a vice.
5. Guerino Zanon (PSD)
Guerino é ex-prefeito da cidade de Linhares. Essa é a primeira vez que ele concorre ao governo do Estado. O nome do vice na chapa visando ao comando do Palácio Anchieta ainda não foi definido.
6. Renato Casagrande (PSB)
Casagrande é o atual governador do Espírito Santo. Está em seu segundo mandato não consecutivo à frente do Executivo estadual. Busca a reeleição contando com o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB) como vice-governador em sua chapa.
7. Vinícius Sousa (PSTU)
Capitão Sousa é militar e integrante do movimento "Policiais Antifascismo" . Sua primeira experiência na política foi em 2019, quando disputou a eleição suplementar para prefeito de Castelo. A jornalista Soraia Chiabai (PSTU) é a vice em sua chapa visando ao governo do Estado.