Política

Gays capixabas vão lançar campanha "Tire seu voto do armário" após declaração de Levy

A ideia veio depois das declarações consideradas homofóbicas do presidenciável Levy Fidelix em debate. Fórum quer conscientizar o voto da comunidade LGBT

Levy Fidelix fez declarações polêmicas em debate Foto: R7

Apesar de não se dizer surpresa com as declarações consideradas homofóbicas do candidato Levy Fidelix (PRTB) no debate dos presidenciáveis, no último domingo (28), na Rede Record, a coordenadora do Fórum Estadual de Políticas LGBT, Deborah Sabará, deve lançar nos próximos dias a campanha “Tire seu voto do armário”.

“A gente viu com muita tristeza as declarações do candidato, mas para mim não é novidade. Era de esperar de alguns políticos como ele esse tipo de atitude. Queremos chamar a atenção de toda a população LGBT que não entende de política o quanto é importante ir às urnas e defender o voto LGBT”, disse Deborah.

Para estimular a participação da comunidade, o Fórum deve lançar a campanha “Tire seu voto do armário”. “Nós já saímos do armário, agora é a hora de tirar o nosso voto do armário. Não temos de ter medo de votar e ir às ruas por um Estado laico, por um Estado sem racismo, sem homofobia, sem machismo”, adiantou Deborah.

Deborah disse que o Fórum recebeu manifestações de apoio após as declarações de Fidelix no debate. “Recebi muitas ligações e mensagens nas redes sociais. O mais legal é que há muitos heterossexuais nos apoiando”.

Partidos

O presidente em exercício do PRTB estadual, Pedro Felisbino,foi procurado pela reportagem do Folha Vitória para comentar as declarações do presidenciável, mas ele alegou que não tinha visto o debate e preferiu não se manifestar.

O secretário-geral do PSB, Carlos Rafael, disse que o partido não compactua das ideia de Levy. “A democracia passa o pressuposto do direito de expressão. Agora, existe uma questão legal e alguns limites também. Não há vinculação do partido (PSB) com isso. Nós respeitamos e incentivamos todos os segmentos da sociedade”, disse Rafael. O PSB é coligado no Espírito Santo junto com o PRTB, inclusive nas proporcionais para deputado federal.

O presidente do PCdoB, Ronaldo Barboza, que é um dos partidos coligados com o PRTB nas proporcionais também disse que não concorda com as falas de Fidelix. “Nossa posição é que haja a livre direito da orientação sexual de cada um. Pessoas se organizam, inclusive, no partido na nacional. Somos totalmente contrários a essa posição (de Levy Fidelix)”, garantiu.

Beijaço

Em São Paulo, simpatizantes da causa LGBT organizaram um "Beijaço" na Avenida Paulista marcado para às 14 horas desta terça-feira (30), em resposta ao candidato do PRTB.

Clique aqui e veja as declarações de Levy Fidelix no debate

Folha Vitória transmitirá apuração voto-a-voto 

O Folha Vitória vai transmitir, no próximo domingo, a apuração voto-a-voto das urnas do Espírito Santo. O eleitor capixaba vai poder acompanhar através do hotsite a contagem dos votos e conhecer, em primeira mão, os eleitos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Se você ainda está indeciso, confira ainda no hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. 

Pontos moeda