Política

Eleitores participam ao vivo e aprovam formato de debate com candidatos de Vitória

Representantes da sociedade civil puderam acompanhar o debate deste domingo e fazer perguntas aos candidatos

O debate foi realizado no auditório da faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi Foto: Fabio Machado

A Rede Vitória inovou mais uma vez. No debate realizado neste domingo (25) foi possível aproximar ainda mais eleitores e candidatos a prefeito de Vitória.

Reveja o debate com os candidatos de Vitória

Para permitir a participação popular, o debate aconteceu no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi. Os candidatos puderam fazer perguntas entre si, mas também houve perguntas de eleitores, estudantes, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e jornalistas da Rede Vitória.

Confira a galeria de fotos do debate com os candidatos de Vitória

Dos cinco candidatos, quatro estiveram presentes no debate:  Amaro Neto (SD), Perly Cipriano (PT), Lelo Coimbra (PMDB) e Luciano Rezende (PPS). O candidato André Moreira (PSOL) não foi convidado, já que pela Lei nº 13.165/2015, as empresas de comunicação são obrigadas a convidar para os debates apenas os candidatos cujos partidos tenham representação na Câmara superior a nove deputados federais. 

O debate deste domingo encerra a semana de debates que teve início segunda-feira e foi transmitida pelo Folha Vitória. É um serviço da Rede Vitória para ajudar os eleitores da região metropolitana a conhecer melhor seus candidatos e decidir o voto de forma mais consciente.

Perdeu algum debate? Reveja!

Representando a sociedade civil e participando pela primeira vez de um debate com candidatos, a tesoureira do Movimento Organizado de Valorização da Mobilidade (Mova), Ana Maria Silva Santos, pode fazer perguntas e aprovou o formato do debate adotado pela TV Vitória/Record. "É uma atitude muito positiva. Isso traz a política para perto da população, e a gente tem a oportunidade de tirar todas as dúvidas", disse.

A universitária Karollyne Vicchi também aproveitou para tirar dúvidas sobre as propostas de governo dos candidatos e também teceu elogios ao padrão adotado pela TV Vitória. "Achei fantástica essa oportunidade e é um formato inovador. Acompanhar apenas o horário eleitoral nem sempre é suficiente, e poder estar perto dos candidatos num debate como este nos ajuda a tirar todas as dúvidas".

O presidente da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES) também marcou presença no debate e elogiou a iniciativa da TV Vitória. "Um debate é fundamental para população conhecer de perto quem está disputando as eleições. E o debate com este formato, no qual os eleitores podem fazer perguntas é essencial. Os organizadores estão de parabéns, e isso só contribui para o fortalecimento da democracia".

O secretário de comunicação da ONG Transparência Capixaba, Edmar Camata, também aprovou o formato e destacou que o debate vai ao encontro dos interesses dos eleitores de Vitória. "Este formato de debate envolve a população e ajuda a esclarecer as propostas de cada candidato. É uma oportunidade que o eleitor possui para uma análise objetiva do contexto do eleitoral e ainda pode comparar se os candidatos não estão fazendo as mesmas promessas do passado. Além disso, o eleitor de Vitória sempre foi um eleitor mais exigente e esse formato de debate com certeza vai trazer resultados importante para esse eleitorado", explica.

Interação nas redes sociais

O debate realizado neste domingo foi transmitido pela TV Vitória/Record. A transmissão também pode ser acompanhada pelo Folha Vitória e pela Fanpage do Folha Vitória, além da Fanpage do Jornal da TV Vitória.

Dividido em quatro blocos, o debate também teve todas as cenas de bastidores acompanhadas e transmitidas pelo apresentador da TV Vitória, Douglas Camargo, no Facebook.

Pontos moeda