Fux vota contra suspender tramitação da denúncia contra Temer Fux vota contra suspender tramitação da denúncia contra Temer Fux vota contra suspender tramitação da denúncia contra Temer Fux vota contra suspender tramitação da denúncia contra Temer

Brasília – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira, 20, contra a suspensão da tramitação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. Em um curto voto, Fux disse que a denúncia contra o presidente pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça é “muito grave”.

“Trata-se de denúncia grave, principalmente porque se refere ao chefe máximo de nossa nação. Nem por isso compete a nós deixar de observar o devido processo legal”, ressaltou Fux.

A defesa de Temer quer a suspensão da tramitação da denúncia, até que sejam esclarecidos os indícios de irregularidade envolvendo as delações do empresário Joesley Batista e do executivo Ricardo Saud, do grupo J&F.

Para Fux, na atual fase, cabe ao STF aguardar se a Câmara dos Deputados vai dar ou não aval ao prosseguimento da denúncia.

“Se a Câmara dos Deputados disser, sim, o STF é livre para verificar da aptidão ou não da denúncia. Se ela é apta ou é inepta. Mas o momento é exatamente de aguardar esse juízo político que antecede ao juízo jurídico”, frisou Fux.

“Qualquer iniciativa do STF nessa fase violaria a cláusula pétrea da separação dos poderes”, concluiu o ministro.

Até a publicação deste texto, cinco ministros haviam votado contra a suspensão da tramitação da denúncia: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.