Política

Salles afirma que Brasil cumpre 'de maneira exemplar' as metas no Acordo de Paris

O ministro do Meio Ambiente disse que o Brasil deve apostar na comunicação e em mostrar que a imagem do País no exterior não corresponde à realidade

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta segunda-feira (09), que países que criticam o Brasil por problemas ambientais, como o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, já afirmaram que não cumprirão suas metas no Acordo de Paris. Já o Brasil, destacou, está no caminho para cumprir as suas. 

"O mundo inteiro assumiu posições no Acordo de Paris - diria que as do Brasil foram as mais audaciosas - e estamos cumprindo de maneira exemplar. Países que apontam o dedo para nós já disseram que não vão cumprir as deles. E os vilões somos nós?", indagou durante almoço debate organizado pelo Grupo de Lideres Empresariais (Lide) em São Paulo.

Ricardo Salles também cobrou pagamentos ao Brasil dentro do Acordo de Paris, já que o acordo prevê pagamentos de US$ 100 bilhões por ano de países desenvolvidos para países em desenvolvimento. "O Brasil pode receber crédito carbono, pagamento por serviços ambientais. Se prestamos serviços ambientais para o mundo, nada mais natural do que recebermos por ele", afirmou, sendo aplaudido pela plateia formada por empresários, em grande parte.

Questionado sobre empresas que pararam de comprar produtos brasileiros por causa das queimadas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o Brasil deve apostar na comunicação e em mostrar que a imagem do País no exterior não corresponde à realidade. 

"Nossa obrigação é esclarecer, trazer dados, o máximo de informação", afirmou em entrevista coletiva após evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em São Paulo. É "para mostrar que a situação daquilo que está sendo feito e daquilo que temos em termos de ativos e mercados no Brasil é muito distinta da que vem sendo alardeada por alguns, tanto nacionalmente quanto internacionalmente", acrescentou.

Sobre as declarações da Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, que nesta segunda-feira voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro e a política ambiental brasileira, Salles, sem citá-la diretamente, disse: 

"Tomamos todas as atitudes que poderíamos tomar em resposta ao aumento das queimadas. A tendência já é de controle", afirmou. "O governo federal determinou inédita operação de Garantia da Lei e da Ordem ambiental, colocando à disposição dos Estados mais de quatro mil homens no emprego dessas ações por parte das Forças Armadas, diversas aeronaves, investimento significativo."

Pontos moeda