Política

Espírito Santo e Vitória recebem Nota A no Tesouro Nacional

Governador Renato Casagrande (PSB) comemorou o bom resultado, mesmo com a pandemia da covid-19

Foto: Governo do Estado/Vitor Jubini

O governo do Espírito Santo conquistou, mais uma vez, a Nota "A" na Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). A avaliação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. O resultado diz respeito ao desempenho em 2020. 

O governador Renato Casagrande (PSB) comemorou o bom resultado, mesmo com a pandemia da covid-19. “Essa não é uma conquista do nosso governo, mas sim de todos os capixabas. A gestão fiscal responsável foi uma conquista da nossa primeira gestão lá em 2012 e desde então, em todos os anos, mantivemos a Nota A", afirmou Casagrande.

O indicador funciona como um atestado de bom pagador, permitindo que os estados recebam garantias da União para a contratação de novos empréstimos.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destacou que o Estado promoveu incentivos à economia, ajudando na manutenção de empregos e garantindo a preservação da boa situação fiscal do Estado. 

“Mantivemos a arrecadação tributária em níveis adequados para que não houvesse atrasos no fluxo de pagamentos do Estado, reduzindo diversas despesas, visando manter a estabilidade financeira do Estado. Assim foi possível encerrar o exercício de 2020 com um Resultado de Caixa superavitário de R$ 588,4 milhões”, pontuou. 

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. 

O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta. Em todos os três indicadores, o Espírito Santo recebeu a nota máxima.

CAPITAL

Assim como no ano passado, o município de Vitória conquistou nota "A" pelo segundo ano consecutivo. 


Pontos moeda