Eleições 2022

Política

Audifax promete usar Fundo Soberano para pagar dívidas de pequenas empresas no ES; ouça na Pan News

Durante os trinta minutos de entrevista, o candidato ao governo do Espírito Santo ainda destacou as pautas prioritárias à população, como segurança pública, saúde e educação

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória


Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (02), Audifax Barcelos (Rede), ex-prefeito da Serra e candidato ao governo do Espírito Santo foi o último entrevistado da série de sabatinas que a Rádio Pan News Vitória (90.5 FM) realizou com os cinco candidatos ao Palácio Anchieta, cujos partidos possuem maior representatividade na Câmara dos Deputados.

Na entrevista concedida às jornalistas Patrícia Scalzer e Fabi Tostes, da coluna de "De Olho no Poder", Audifax respondeu a questionamentos sobre para quem ele irá declarar seu voto para presidente da República, as alianças políticas que pretende formar caso seja eleito para comandar o governo do Estado, além de também apresentar suas propostas para os capixabas.

Ouça a entrevista completa clicando abaixo:

Entrevista com o candidato Audifax Barcelos na Pan News Vitória

O candidato ainda repercutiu temas como o uso do Fundo Soberano —  uma espécie de poupança oriunda dos royalties de petróleo pagos ao Espírito Santo —, que tem dividido os postulantes ao posto de governador do Estado sobre de que forma ele seria melhor aplicado para melhorar a vida da população.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe

 Audifax, por exemplo,  diz em seu plano de governo que pretende aplicar o recurso na geração de emprego e renda, por meio de empréstimos concedidos a pequenas empresas.

"Em relação ao Fundo Soberano, a minha proposta é gerar emprego com esse Fundo Soberano. A gente precisa gerar emprego. As pequenas empresas ainda estão com problemas sérios em função da questão da Covid-19, estão endividadas, sem poder novos investimentos e gerar novas empregos", afirmou.

Em seguida, Audifax explicou como funcionaria, na prática, o auxílio aos microempreendedores por meio do Fundo.  

"Então, nós vamos fazer uma proposta, chamar essas empresas, principalmente o micro, o pequeno e o médio empreendedor, e vamos fazer uma proposta a eles, que será a seguinte: 'Olha aqui, está aqui, vocês estão devendo isso daqui. Nós vamos pagar essa dívida'. Nós vamos fazer isso, mas com uma condição, que gere emprego e renda", ressaltou.

Se por um lado o candidato tinha as propostas de seu plano de governo na ponta língua, por outro, evitou confirmar quem irá apoiar para presidente da República no pleito deste ano.  

Audifax é candidato da Rede, mas está federado com o Psol. E, em decisão nacional, a federação declarou apoio ao  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Planalto. Enquanto isso, a vice do ex-prefeito em sua chapa, Tenente Andresa (Solidariedade), é do partido Solidariedade e declaradamente conservadora, afeita a pautas tidas como de direita e em defesa da família.

"A razão (para não declarar quem apoiará para presidente) não é essa. A razão é o Estado do Espírito Santo, pensando na população do Estado. Tenho falado que fui prefeito pensando nisso. Foram duas ou três vezes que recebi o ministro da Saúde, do governo Bolsonaro. Na construção do Hospital Materno Infantil, na Serra, cujas obras custaram mais R$ 100 milhões, o governo federal me ajudou, por conta dessa aproximação minha. Então, assim, a minha preocupação é com a população do Estado. Vou respeitar todos os candidatos e vou respeitar os candidatos que estão pegando carona com A ou com B, o que não é o meu caso", pontuou.

Durante os trinta minutos de entrevista, o Audifax ainda discorreu sobre as pautas prioritárias à população, como segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento social.

Veja como será a cobertura das eleições 2022 na Rede Vitória

Uma intensa cobertura com matérias de serviços para orientar o leitor, mantendo-o bem informado antes e durante a votação, já está sendo feita pela equipe de jornalismo do Folha Vitória.

Uma página especial reúne todo o conteúdo publicado sobre a corrida eleitoral no Espírito Santo e no Brasil. Dentre os assuntos, estão serviços sobre como votar; orientações para quem vai votar em trânsito; e o que muda ou não durante o dia da votação, já que a pandemia de covid-19 ainda não acabou.

Além disso, o leitor também tem acesso a reportagens especiais e informações sobre cada candidato ao governo e ao senado. Com uma colunista experiente de Política, Fabi Tostes, à frente do "De Olho no Poder", é possível conferir bastidores e análises inéditas sobre o cenário eleitoral.

Entrevistas a candidatos ao Senado na Pan News Vitória (programa De Olho no Poder)

Com relação aos candidatos ao Senado Federal, a cobertura na Rádio Pan News, que terá como entrevistadora a colunista Fabi Tostes, terá início no dia 12 de setembro, das 16h às 17h.

Além da jornalista, os representantes dos diferentes segmentos da sociedade poderão enviar uma pergunta para os candidatos. Confira o cronograma:

Erick Musso (Republicanos) - 12 de setembro
Nelson Junior (Avante) - 13 de setembro
Gilberto Campos (PSOL) - 14 de setembro
Rose de Freitas (MDB) - 15 de setembro
Magno Malta (PL) - 16 de setembro

Entrevistas aos candidatos ao Governo no JTVV e Folha Vitória

Dentro da programação estão previstas entrevistas com cinco candidatos ao Governo. Eles estarão presentes, ao vivo, no último bloco do Jornal da TV Vitória, entre os dias 19 e 23 de setembro. Além dos 15 minutos de entrevista na televisão, a transmissão vai continuar, também ao vivo, no Folha Vitória. Confira o cronograma:

Carlos Manato (PL) - 19 de setembro
Renato Casagrande (PSB) - 20 de setembro
Aridelmo Teixeira (Novo) - 21 de setembro
Guerino Zanon (PSD) - 22 de setembro
Audifax Barcelos (Rede) - 23 de setembro

Envie a sua pergunta!

Para participar, os interessados poderão enviar questionamentos pelo Instagram do Folha Vitória e pelos perfis dos programas da TV Vitória. Outra forma de enviar as perguntas será por meio do WhatsApp (27) 99945-5213. Cada candidato responderá uma pergunta do público.

Pontos moeda